terça-feira, 6 de agosto de 2013

Evangelho Lc 9,28b-36

Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: 'Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.' Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!' Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Palavra da Salvação.
Glória Vós, Senhor.

2 comentários:

  1. Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, vós! (Mt 17,5).

    Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. (Lc 9,29).

    A alegria da transfiguração é a graça do Pai concedida ao filho a glória e a realeza, Jesus o verdadeiro símbolo do povo fiel

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que possamos hoje nos transfigurar a nossa vida com nossos objetivos, nosso modo de ser, nossa transformação e também nossa partilha e que sejamos novas criaturas na graça de Deus.

    Hoje a Igreja celebra o oficio da festa da Transfiguração do Senhor. Na transfiguração, no monte Tabor, Jesus se manifesta aos seus discípulos em todo o esplendendor da vida divina existente nele. Esse esplendor já é antecipação daquele que o envolverá por conta de sua morte e ressurreição. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje narra a cena da transfiguração revela o destino final de Jesus, e também o destino de todos aqueles que se comprometem com a justiça que leva à realização do projeto de Deus. E vemos que temos dois grandes representantes da Antiga Aliança Elias e Moises que vinham prestar homenagem ao fundador da nova Aliança Jesus Cristo, sendo que Elias veio figuradamente na pessoa de João Batista. Estavam presentes ainda Pedro, João e Tiago e vemos a alegria de Pedro que disse logo ao Mestre é bom fazermos três tendas uma para Jesus, uma para Moises e outra para Elias, para que se acomodassem eles não entendiam nada, atordoados dizemos assim com grande euforia não sabia o que dizia claro que mais tarde eles entenderam que era o inicio de um anúncio para a morte e ressureição de Jesus.

    Queridos irmãos e irmãs em Cristo o que poderíamos fazer para nos transfigurar? O evangelho nos mostra o caminho, a transfiguração é uma renovação, é ser uma pessoa nova é atender ao chamado do Mestre sem complicação e ver que o caminho correto é Jesus. Pedimos a Deus que transfigurai o nosso coração e tornai-o semelhante ao do seu Filho Jesus. E nesse momento é muito importante pedir a Deus que transfigure o coração das autoridades e ajuda-as a promover a justiça e a paz. Transfigurai também os doentes que sofrem em hospitais, em casa para que permaneçam firme na graça do Pai. Então transfiguração é oração, ação, partilha unidade tudo isso vivendo no amor de Deus Pai. Santíssima Virgem Maria nos leva a teu Filho Jesus e que ele nos transfigure em seu amor. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI – CIC § 1994.
    A justificação é a obra excelente do amor de Deus, manifestada no Cristo Jesus e concedida pelo Espírito Santo. Sto. Agostinho pensa que “a justificação do ímpio é uma obra maior que a criação dos céus e da terra”, pois “os céus e a terra passarão, ao passo que a salvação e a justificação dos eleitos permanecerão, para sempre” . Pensa até que a justificação dos pecadores é uma obra maior que a criação dos anjos na justiça, pelo fato de testemunhar uma misericórdia maior.




    ResponderExcluir
  2. Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16).

    Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”.(Mt 15,24)

    Deus está conosco mesmo quando o desobedecemos em seus mandamentos e ensinamentos. Ele é misericórdia e compaixão.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, que possamos acreditar que Deus pode tudo em nossa vida, que a mulher Cananeia do evangelho de hoje possa ser um exemplo para nós sua crença e fé faz com que Jesus cure a sua filha que está possessa, então que Deus nos cure das nossas enfermidades seja qual for.

    Mesmo no deserto da vida, em meio a dificuldades e carências sem conta, cumpre-nos confiar em Deus e agir, sem desanimar. Fé e humanidade nos aproximam de Deus e nos mostram que a superação dos problemas depende também de nós. (Liturgia diária).

    No evangelho de hoje vemos o desespero de uma mãe que com sua pequenez e de grande fé e humildade implora diante de Jesus a cura de sua filha. Muitas vezes pensamos que só quem tem vez somos nós que estamos praticando a nossa religião, não é assim os de fora tem vez sim. (Ver diálogo entre a mulher e Jesus Mt 15 Versículos 24 a 28.)

    Sabemos que Jesus partiu da Galileia e segue para as terras pagãs. É a propagação do Evangelho para o mundo. Queridos irmãos e irmãs em Cristo até que ponto a mulher pagã tem fé? E até que ponto os discípulos estão convencidos de que todos são importantes para o Pai? A mulher comprova a sua fé, mostrando que fora do povo de Deus pode haver muito mais entrega e confiança do que dentro. Como a mulher aí estão muitos outros e nós inclusos, esperando por uma migalha, mais não do pão comum mais do pão vivo descido do céu que é misericórdia e compaixão.

    Nós somos chamados a compreender a justiça que Deus quer. Deus quer de nós clareza, afeto, compreensão, humildade, compaixão, partilha e respeito no que fazemos e queremos. (Lembro-me que comentei esse evangelho há alguns meses atrás e sempre nos diz muito.)

    Pedimos a graça de Deus para as mulheres doentes e as mães que perderam os seus filhos e ajudai-nos a perceber que o vosso reino está aberto para acolher a todos indistintamente. Santíssima Virgem Maria Rogai por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


    Ano da fé papa Bento XVI - DAp – Documento de Aparecida.

    A piedade popular é uma maneira legitima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionários, onde se recolhem as mais profundas vibrações da América Latina. É parte de uma " originalidade histórica cultural” dos pobres deste Continente, e fruto de “uma síntese entre as culturas e a fé cristã. DAp 264



    ResponderExcluir