quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Evangelho - Mc 6,17-29

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Palavra da Salvação.
Glória Vós Senhor!

Um comentário:


  1. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! Liturgia)

    Minha boca anunciará vossa justiça Sl 70(71)

    Somos convidados a seguir Jesus mesmo que sejamos molestados devemos seguir firme pela causa de Jesus.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que Deus nos ilumine neste dia de adoração ao Senhor e que possamos nos desprender-se das coisas que nos levam a idolatrar e que muitas vezes esquecemos que Jesus é o verdadeiro filho do Deus vivo e damos muito valor as coisas materiais e até idolatrando, que na adoração ao Deus vivo de hoje possamos ser fieis ao verdadeiro Deus.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que Deus nos ilumine neste dia de adoração ao Senhor e que possamos nos desprender das coisas que nos levam a idolatrar e que muitas vezes esquecemos que Jesus

    Hoje a Igreja celebra o oficio de memoria o Martírio de João Batista. João - o maior entre os nascidos de mulher – morre por dar testemunho de sua fé e denunciar a injustiça dos poderosos. É o amigo que exulta ao ouvir a voz do esposo e presta reverência a Jesus: “Agora minha alegria se completou; ele deve crescer e eu diminuir”. (Jo 3,29s).

    Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje, e sempre. Mirando seu exemplo, procuramos nos manter firmes na justiça e no bem não obstante os obstáculos e rejeição, tal como os enfrentados por João Batista, símbolo de coerência entre profetismo e martírio.

    Vemos neste evangelho de hoje que João Batista foi morto porque denunciou o que era errado e Herodes sabia que João tinha razão, mais o que ele fez na grande festa de seu aniversário? Atendendo a filha de Herodíades que pediu a cabeça de João Batista conforme sua mãe o tinha pedido e mandou cortar a cabeça de João e entregar numa bandeja. Mais daquele dia em diante o “fantasma” da morte de João Batista perturbava a Herodes que era sim o culpado pela morte de João Batista.

    O que dizer de Herodes: que se dizia admirador e que gostava de João Batista. Uma alerta para nós devemos nos cuidar e ver qual daqueles que ouvimos, andamos e que estamos sempre juntos se na realidade são amigos. Nos dias de hoje vemos muitos Herodes assassinos as matanças estão nas ruas o crime brutal a cada dia crescendo. O evangelista São Lucas considerava Herodes um criminoso.

    Pedimos a intercessão da Santíssima Virgem Maria por todas as pessoas que trabalham pela justiça e pela difusão do evangelho, pelas autoridades que propõem projetos em favor da vida do povo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Onde o ódio parecia contaminar toda a vida, sem dar a possibilidade de escapar à sua lógica, elas demonstraram que «o amor é mais forte que a morte» (Ct 8,6). No interior de terríveis sistemas opressivos que desfiguravam o homem, nos lugares de sofrimento, entre privações inauditas, ao longo de marchas esgotantes, expostas ao frio, à fome, torturadas, vítimas de vários tipos de sofrimento, elas fizeram ressoar em voz alta a sua adesão a Cristo morto e ressuscitado. [...] João Paulo II

    Ano da fé papa Bento XVI

    Carta Encíclica Lúmen Fidei – § 44 –Papa Francisco
    A natureza sacramental da fé encontra a sua máxima expressão na Eucaristia. Esta é alimento precioso da fé, encontro com Cristo presente de maneira real no seu ato supremo de amor: o dom de Si mesmo que gera vida.


    ResponderExcluir