terça-feira, 18 de março de 2014

Evangelho Mt 23,1-12

Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. (Mt 23,2).

    Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações!
    Pois eles falam e não praticam. (Mt 23,3).

    O homem causa o mal é porque desconhece a misericórdia de Deus. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que o Senhor Deus nos conceda a alegria de sermos cristãos que busca a pratica do santo Evangelho e que seja de coração aberto e que o amor seja para nós a liberdade cristã numa vivência da verdade dentro de nós.

    Acusações contra os escribas e fariseus. Aqui culmina a polêmica da comunidade cristã com as autoridades religiosas judaicas. O texto fica condicionado pelas circunstâncias e pelo gênero: a redação provavelmente reflete a época na qual os cristãos haviam sido já excluídos da comunidade judaica, enquanto o gênero literário da “polemica” explica sem duvida nenhuma exageros ou simplificações ao descrever o adversário; alguns traços têm mais de caricaturesco do que de retrato – leem-se semelhantes descrições em escritos filosóficos polêmicas dessa época. (Prefacio da Bíblia sagrada).

    Então o Evangelho de hoje nos chama atenção para que não se deixem enganar! Jesus está falando ao povo e aos seus discípulos. Ele levanta uma tremenda suspeita sobre os intelectuais teóricos (doutores da Lei) e práticos (fariseus), dizendo: “Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem”. Desmascaramento da hipocrisia. A quem servem os intelectuais? À libertação do povo, ou à sua opressão? Enquanto eles põem pesados fardos nas costas dos outros, Jesus põe uma carga suave (ver 11,30). Fiquemos cientes que nenhuma pessoa aqui na terra é modelo para nós, Jesus e Maria sim são o verdadeiro modelo para nós.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo para entendermos melhor o evangelho de hoje vamos observar em Romanos (2,17-24, Lc 11,46; Mt 11,30; Mt 6,1-18; Am 4,5; Mc 12,38s; Lc 20,46s e Lc 14,7) e chegaremos a conclusão o que quer dizer os doutores da Lei, escribas e fariseus e suas conclusões. Perderemos alguns minutos mais é importante buscar essas citações. Que a Santíssima Virgem Maria nos dê sabedoria para alcançarmos a graça de Deus em nossas vidas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    A Igreja é solidária com as pessoas traficadas e comprometidas com a evolução da consciência sobre o valor da dignidade humana, fundamentada na Sagrada Escritura. Essa dignidade é assumida na medida em que o ser humano vive seus relacionamentos: consigo, com a natureza com o outro e com Deus em seu plano de Amor. (CF 2014).



    ResponderExcluir