quarta-feira, 21 de maio de 2014

21 de Maio de 2014

Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Evangelho - João 15,1-8 21/05/2014 (Comentários)

    Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. (Jo 15,1).

    Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. (Jo 15,2).

    Paz e compreensão andam juntas, é só saber compreender. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, novo dia, novas ações, novos ensinamentos e nova conversão dentro de nós, essa é a vivencia de um Cristão seguidor do Cristo amado.

    Eu sou a videira. O adjetivo verdadeira lhe dá caráter de exclusividade; em Cristo se cumpre esse esgota toda as essência da videira. Cristo é o novo Israel em oposição ao antigo , que não deu os frutos esperados. teu povo será um Meu Pai é o agricultou. O Pai é o Senhor da vinha, é o soberano do destino da vida da videira. Deus aparece como dono da vinha, Israel é a plantação do Senhor: povo de justos que possuirá a terra para sempre. Poda para a frutificação. A poda para a frutificação. A poda possui uma finalidade: que a videira dê frutos abundante. Acha-se em intima relação com a missão de Jesus: eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundancia. Permanecer em mim. Ao dom do Pai deve corresponder agora uma colaboração do discípulo, visto que o discípulo se caracteriza por permanecer em Cristo, ser o que já foi enxertado em Cristo. Cristo mesmo responde por sua vez a esta colaboração permanecendo no discípulo. Acontece uma imanência reciproca. Comunhão pessoal ou mais intima que se possa pensar. Cristo e os ramos. Este v.5 é o ponto culminante de quanto precede e ponto de partida. Agora se estabelece categoricamente e a relação entre a videira e os ramos, entre o permanecer e o dar fruto. A relação não é entre uma e outra parte. Cristo é a videira total, contém dentro de si os ramos. Que quer dizer frutificar? Permanecer em Cristo implica necessariamente dar fruto. Imanência e produtividade condicionam-se mutuamente. Dar fruto não se deve entender como ativismo, assim como não se deve entender permanência como passividade. A permanência mostra-se essencialmente dinâmica frutificando. Frutificar aparece com duplo sentido no cap. 15. Por um lado, os discípulos devem frutificar para dentro ou em fraternidade: permanecer em Jesus mediante o amor fraterno e, consequentemente, ser uma só coisa. E por outro, frutificar para fora ou em missão: os discípulos devem trabalhar missionariamente, tal como o próprio Jesus o havia declarado: para que o mundo creia que tu me enviaste.(17,21b). todas as citações colocadas merecem serem meditadas e refletidas para uma melhor partilha e entendimento do Evangelho..

    O evangelho de hoje nos fala da videira, como diz Jesus Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultou. Somos filhos de Deus e temos que permanecer firme em Jesus sendo aquela parte da videira chamada ramo e se não contribuímos para o crescimento da palavra de Deus seremos esquecidos, mais se nos colocamos ao serviço e ao bem do outro seremos sempre podados para melhor crescimento e seguimento em Cristo Jesus.

    Jesus diz também que aquele que permanece nele esse produz muitos frutos porque sem ele nada podeis fazer. Aquele que não permanece em Jesus será lançado fora e secará como um ramo e será queimado, mais aquele que faz a vontade do Pai esse pode pedir e receberá tudo que é bom e o Pai o chamará um dia para a vida eterna.

    Santíssima virgem Maria Mãe intercessora suplicante olhai todo o povo que sofre e vive no meio de uma sociedade injusta que só ver o poder e o ter, toca o coração daqueles que ainda não crer em teu Filho Jesus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ora, existem na vida cristã fontes em que Cristo nos espera para nos dessedentar com O Espirito Santo é “a água viva” que, no coração orante, “jorra para a Vida eterna”. É Ele que nos ensina a recolher essa água na própria fonte: Cristo. o espirito santo. (CIC § 2652).

    ResponderExcluir