sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Evangelho (João 2,13-22)

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. (Jo 2,14)

    Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre. (2 Cor 7,16)

    Deus é um Templo sagrado onde nós cristãos encontra a paz, salvação e vida eterna.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia que o Senhor Deus nos conceda a graça de compreender e entender a caminhar no verdadeiro Cristo que nos leva a vida eterna.
    Findando mais uma semana agradecendo pelas benções recebidas e desejando a todos um fim de semana de muita paz e harmonia nas famílias e nas comunidades que vivemos.

    A Igreja nos convida hoje para festejar a Dedicação da Basílica do Latrão. Com muito respeito e amor, e em comunhão com as comunidades cristã do mundo inteiro, reunimo-nos nesta igreja, para celebrar a páscoa de Jesus. (Liturgia Diária).

    O que é a Basílica do Latrão? É a catedral da cidade de Roma, que foi construída entre os anos de 314 e 335 e fundada pelo papa Melquíades na propriedade oferecida e doada para esse fim pelo imperador Constantino, ao lado do palácio Lateranense. Mas, porque se chama basílica do Latrão? Porque esta basílica foi construída no terreno “dei Laterani”, ou seja, da família proprietária da chácara, herdada pela mulher de Constantino, o Imperador Romano, que a doou ao Papa. Esta basílica tem um significado muito especial para a cristandade: lá foram celebrados cinco Concílios Ecumênicos.

    O interessa ante é que até a construção do Vaticano o Santo Padre o morava no Palácio Lateranense que fica junto a Basílica do mesmo nome. Definida Basílica de Latrão que é a catedral do Papa em Roma, é a Igreja que é a mãe e cabeça de todas as Igrejas.

    O evangelho de hoje nos mostra que Jesus exige respeito pela casa de Deus. No Templo, o centro do poder. O primeiro ato de Jesus em Jerusalém é o Templo, e não por acaso. O Templo de fato, era o centro da vida econômica, política, social e religiosa da nação. Tudo se voltava para ele, e ele dominava a todos. Para aí afluía o dinheiro do povo, daí vinha o governo do Sumo Sacerdote quem estava perto o, embora subordinado aos romanos, e aí se decidia u longe de Deus. Tudo somado, a vida de todos e de cada um era decidida a atitude de Jesus compra, venda, câmbio e vendedores mostram a intensa atividade que sustentava os exploradores do povo em nome do sagrado.

    O Templo era o símbolo da aliança, isto é, a casa do Deus aliado ao seu povo e, portanto, casa de todo o povo. O Templo não é feito para comercio, nem jogos e nem trocas de moedas, e vale salientar que tinha se tornado um lugar de roubo e exploração. O Templo é a verdadeira casa de Deus, é uma casa de oração, uma casa onde deve ser consagrado ao Pai eterno, por isso o evangelho mostra Jesus expulsando todos os vendedores com os seus animais e produtos.

    Será que hoje em nossos dias há pessoas que negociam nos Templos? Bom, não estamos aqui para julgar mais a muitos vendendo até a palavra de Deus, cobrando curas, libertando através de oração tudo em nome de Deus e recebendo pagamentos, usando diversas formas e modelos de anunciar Jesus. Então temos que acreditar e ter confiança que Jesus é o verdadeiro Templo que jamais será destruído e corrompido, pois ele veio do Pai para que todos tenham vida e vida em abundância e vida eterna.

    Senhor Deus protegei o nosso papa Bento XVI e daí coragem aos nossos bispos, padres e diáconos, ministros e leigos que estão ao vosso serviço e fortalecei a nossa comunidade na partilha, no amor e na alegria. E que nunca façamos de nosso Templo casa de oração um comercio e casa de bate papos de incrédulos e ladrões e casas de festas que não combinam com o projeto de Deus. Nossa Senhora da Apresentação rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir