quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Evangelho (Lc 14,25-33)

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não poderá ser meu discípulo. (Lc 14,26)

    Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus. (1 Pd 4,14)

    O cristão verdadeiro não se distingue pelo crucifixo no peito ou por um seguimento superficial do Senhor.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia que a graça de Deus esteja com todos nós e que possamos nos desapegar das coisas que desagrada a Deus e pensarmos num mundo melhor com paz e partilha com os mais pobres.

    Hoje chegamos ao final do capitulo 14 onde tivemos grandes ensinamentos de como seguir o verdadeiro Cristo. Chamando também a nossa atenção referente a qualidade dos verdadeiros discípulos.

    Como devemos carregar a nossa cruz? Como devemos suportamos o peso da nossa cruz e que peso é esse? Por que nós temos que perder a própria vida para seguir Jesus? E como construímos e edificamos a nossa caminhada em Cristo?

    Nesse capitulo desse evangelho é assim mesmo cheio de interrogações para nós e cada um pode ter sua resposta e seus comentários. Partilho com todos o que penso e o que devo fazer:

    1 – Minha cruz pode se tornar mais leve se eu assumir de verdade e quiser ter a consciência que eu sou e posso carregá-la.
    2 – O seu peso tenho que administrar e ir tornando mais leve quando eu compreender e entender bem que a justiça de Deus eu tenho que praticá-la no meu dia a dia, pois o peso são tudo aquilo que desagrada a Deus, são os pecados da injustiça que cometemos.
    3 – Tenho que renunciar as coisas que acho que é muito importante para mim e com isso esse tempo da vida vou perdendo e com certeza ganhando para Deus, a renuncia seu ponto principal.
    4 – Quando eu realmente compreender que a verdade e a justiça são a fonte da vida, então já é um caminho convincente para iniciar a seguir Jesus.

    Então terei condição de tratar todos com igualdade e viver uma liberdade visando o bem do outro. Lutar em busca de vencer a injustiça e olhar com amor e apreço pelo o outro dando um sentido verdadeiro a vida em Cristo. Aí posso de dizer que estou num caminho de uma conversão diária e que Jesus faz parte dessa construção e edificação que eu quero e proponho que o outro também tenha. As indagações foram para todas, as respostas foram no singular, mais fiquem a vontade se concordarem com o meu parecer partilhem comigo.

    Pedimos a Deus a graça de sermos fieis ao seu chamado e que possamos doar a vida em favor do outro. Santíssima Virgem Maria Mãe de Jesus cristo nos guie no caminho de seu Filho amado. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir