segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Evangelho (Lc 17,1-6)



Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Palavra da Salvação.  
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalo. Mas ai daquele que produz escândalo! (Lc 17,1)

    Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

    As fraquezas fazem parte de nossa que, o cristão devem aprender a levantar-se.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e um inicio de semana com amor e cheio da graça de Deus. Que possamos dar bons exemplos de vida cristã e ter compreensão e perdão no nosso dia a dia.

    O evangelho de hoje narra sobre os escândalos e fala para seus discípulos que é até inevitável que aconteça escândalo. Então Mais a daquele que produz e comete cuidado com o escândalo! Naquele tempo os fracos, pobres e humildes são chamados de pequeninos, aqueles que, na sua sede de justiça, se comprometeram com Jesus e começaram a fazer parte da comunidade cristã.

    Qual o escândalo para eles? Certamente ver que a comunidade os oprime com a mesma injustiça que impera na sociedade. Ou seja, a busca de prestígio, poder e riqueza. Uma coisa é certa: O maior escândalo é ver alguém pregar a justiça e depois viver na injustiça. Agora pergunto quem é que não se escandaliza com isso? Claro que Jesus é duro com esse comportamento e diz: Seria melhor que lhe amarrassem uma pedra de moinho no seu pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos.

    Deu pra entender o descrito acima nesse comentário? É claro que Jesus hoje fala para nós. Se dízimos que praticamos a justiça, anunciamos a palavra de Deus, partilhamos com os mais pobres e afirmamos que agimos e procuramos viver a verdade, e nada disso fazemos e sim vivemos praticando a injustiça, isso com certeza é escândalo e não merecemos viver na comunidade, pois o povo não merece isso.

    Jesus é exatamente duro: Então corte o mal pela raiz! Ou seja, mude o seu comportamento, o modo de ver (olho) o modo de agir (mão) e de caminhar (pé). Pra isso não há meio termo. Sem mudança radical não se chega a lugar nenhum. Uma coisa nos chama atenção nesse evangelho é sobre o perdão se o nosso irmão pecar devemos os repreender e se ele se converter perdoamos não importa as vezes que ele pecar.

    Claro que eu estou neste contexto, tenho que vigiar e orar, pois as tentações são grandes, peço sempre a Deus para caminhar em busca de ser melhor e vivenciar os seus ensinamentos no meu dia a dia. E para todos nós dar-nos sermos exemplos de vida cristã para os que convivem conosco na nossa comunidade.

    Nossa Senhora da Imaculada Conceição rogai por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir