sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Evangelho (Lc 17,26-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do filho do homem. (Lc 17,26)

    Levantai nossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28)

    Par nos encontrar com o Senhor Deus é necessário sabedoria e discernimento.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia com aquele já conhecido um bom fim de semana cheio de benção de Deus. Que possamos ter sabedoria e discernimento naquilo que fazemos e anunciamos da palavra de Deus.

    Este evangelho nos mostra que Jesus alerta a todo povo daquela época e com certeza esse alerta serve para todos nós que vivemos nesse tempo de tantas injustiças e tragédias e que com tudo ainda não tomamos como exemplo para nos preparar para a vinda do Filho do homem que é o próprio Jesus.

    Quando no evangelho fala nos dias de Noé assim também acontecerá nos dias do filho do homem, quer dizer para nós, não nos distraímos com as coisas da vida, esquecendo-se de que o mais importante é a busca, o anuncio e a pratica da justiça, então vigiai e orai não sabemos o dia da vinda do Filho do homem.

    Ainda no evangelho fala que quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la. Então pensemos bem no que devemos fazer, desprender-se das coisas que achamos importantes para nós e que realmente são passageiras na nossa vida e que pensamos que a nossa vida está salva porque estamos bem, devemos deixar tudo isso de lado e buscar ganhar realmente a vida para Deus dando importância para as coisas do alto.

    Este evangelho apresenta uma realidade apocalíptica, não quer nos assustar diante de Deus, quer apenas nos alertar para uma consciência de que sem Deus a nossa vida não tem sentido e será sempre vazia. Temos que ter a certeza dentro de nós que o fim de todos nós é Deus. O que precisamos para buscar a realidade de vida em Deus e viver a justiça e os ensinamentos e mandamentos de Deus? Somos cristãos livres e temos nossa liberdade de buscar aquilo que nos convém.

    Que o Deus da vida nos ilumine e que possamos caminhar para um encontro definitivo com Ele. Santíssima Virgem Maria nos conduza para mais perto do teu filho Jesus. Santa Margarida e Santa Gertrudes roguem por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir