segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Evangelho (Lc 18,35-43)



Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

2 comentários:


  1. Então o cego gritou: “Jesus filho de Davi, tem piedade de mim!” (Lc 18,38)

    Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12)

    Aquele que segue Jesus tem a felicidade de buscar a conversão diariamente e alcançar a vida eterna.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e que a semana que se inicia traga bênçãos e muita paz para todas as famílias e que com referencia ao evangelho de hoje possamos enxergar melhor as coisas boas que esse mundo tem e principalmente as coisas do alto.
    Neste evangelho de São Lucas mostra apenas um cego, no de Mateus mostra dois cegos, a uma diferença nos dois episódios: No de São Lucas o cego pede a Jesus que quer voltar a enxergar, claro que ele não é cego de nascença e sim viu alguma coisa do mundo e pede piedade para que volte a vivenciar sua vida e dessa vez com mais sabedoria e entendimento de quem é Jesus de verdade.

    Já no evangelho de São Mateus os outros dois cegos queriam enxergar o que? Eles eram cegos de nascença e queria enxergar certamente o caminho de Jesus, pois os dois se colocam no seguimento de Jesus - seguimento para Jerusalém, onde Jesus, o mestre da justiça, iria ser condenando e morto. Bom sabe que os cegos são os símbolos dos discípulos lembrando aquele episodio dos dois que queriam o poder e sentar ao lado de Deus e com certeza símbolo de todos nós.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs muitas vezes queremos seguir a Jesus, mas entortando o caminho, se nos compararmos aos cegos do evangelho ficamos a desejar, pois eles são capazes de reconhecer que Jesus não é o messias rei que domina, oprime e explora, e sim o Rei que instaura a Justiça. Com certeza quem enxerga isso chegou à fé, que é compromisso com Jesus até o fim. Quem não enxergou e não procura enxergar continuará à beira dos caminhos sem ver ou compreender nada...

    Será que somos capazes de discernir e compreender de como devemos proceder? A resposta tem que ser de cada um de nós! Ainda tem duas perguntas interessantes a respeito do evangelho: Por que a multidão repreendia o cego e ou os cegos que queriam ver? Por que tanta gente hoje não quer que o povo reconheça Jesus como o Rei que liberta, abrindo os olhos do povo para que este enxergue toda a injustiça que o deixa na miséria?

    Ficam as duas interrogações para a nossa reflexão e poder fazer igual aos cegos pedir ajuda, e socorro para que Jesus nos guie e salve de tantas injustiças, só Ele tem essa grandeza e graça para nos fortalecer. Para melhor entender esse comentário leia também o evangelho de São Mateus cap. 20, 29-34.

    Santíssima Virgem Maria, Santos Roque, Afonso e João, Presbíteros e Mártires, rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir
  2. Peçamos a Santa Mãe de Deus que nos transmita a Sua fé viva e corajosa, para que as nossas orações sejam repletas de confiança e esperança no Senhor e no Seu poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis! Assim seja.

    ResponderExcluir