terça-feira, 20 de novembro de 2012

Evangelho (Lc 19,1-10)



Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

3 comentários:

  1. Zaqueu subiu numa figueira para ver Jesus. Quantas vezes também nós temos dificuldade em vê-lo passar. Quantas noites escuras sem sentir ao Mestre. São Luís de Montfort nos ensina que a Virgem Maria é a árvore da vida, que dá o fruto bendito. Dessa forma, subamos nessa árvore para encontrar Jesus, o Fruto do ventre da Mãe!

    Eugênio Maria

    ResponderExcluir
  2. Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. (Lc 19, 1-2)

    Por amor, deus enviou-nos o seu Filho como vítima por nossas transgressões. (1 Jo, 4,10)

    Se atendermos o chamado de Jesus ir abrirmos nossos corações ele fará morada em nós.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãos um bom dia que a graça de Deus nos dê força, coragem e perseverança para vivenciar e colocar em pratica a sua palavra. Pedimos a Deus que fortaleça as organizações que têm a missão de combater as diferenças sociais e promover a valorização das raízes negras da sociedade brasileira.

    Hoje mencionamos este preâmbulo constante da Liturgia Diária que achamos muito importante e interessante para nosso comentário. Jesus se dispõe a visitar a nossa vida. Somos convidados a abrir mais uma vez o coração para que ele entre e nos renove por inteiro. Ele deve ser o hospede sempre bem-vindo, que convive conosco e nos transforma dia após dia.

    O evangelho de hoje apresenta a conversão de Zaqueu aquele que procurava a ver Jesus de qualquer maneira pois era de pouca estatura e teve que subir numa arvore, mais Jesus o viu e disse-lhe desce daí Zaqueu hoje eu devo hospedar me em tua casa, claro que para Zaqueu mudou tudo e vemos que quando se tem fé e busca na palavra de Deus, com certeza há um encontro verdadeiro com Deus, ele nos procura e vem a nossa casa que é o nosso coração.

    O importante é o reconhecimento de Zaqueu que tinha cometido injustiça com os mais pobres e foi dizendo darei a metade do que tem aos pobres e devolverei aos que defraudei quatro vezes mais, então o reconhecimento é verdadeiro, por isso Jesus diz; Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem é também filho de Abraão.

    Essa é a luta pela justiça que nesse momento Zaqueu assume para tratar os pobres com justiça e mostra que a desigualdade e a miséria existem por causa da má distribuição dos bens e da participação política e social. E nós o que estamos fazendo para saciar a fome daqueles que vivem a mercê do tempo? E aqueles que são ricos e abastados o que estão fazendo?

    Pedimos a Deus que nos dê coragem para lutar pela justiça e não nos deixe que a chama da caridade e da honestidade se apague em nós e que visite os que necessitam da vossa presença e ajuda. Também abençoe aos ricos que buscam, com sua riqueza, beneficiar a vida dos pobres.

    Santíssima Virgem Maria Mão de Nosso Senhor Jesus Cristo nos guia para bem perto do seu Filho Jesus e que possamos ser sempre solidários com os mais necessitados. Louvado seja nosso Senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Feliz daquele que mesmo diante das dificuldades e fraqueza consegue ver o Cristo através da santíssima virgem Maria Mãe de Jesus e de toda a humanidade. Fiquemos na graça de Deus.

    ResponderExcluir