terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 8,14-21

Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. (Mc 8,14).

    Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes. (Mc 8,15).

    O perdão se concretiza com a aceitação do coração. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia com entusiasmo de ter a graça concedida por Deus de mais um dia em nossa vida. Que todos nós possamos desfrutar este dia com coisas boas do nosso trabalho, nossa família, nossos amigos e em paz e harmonia.

    O fermento. (v.15) é aqui sinal negativo de fermentação que faz crescer o pão da incompreensão e da incredulidade, típico dos fariseus e dos herodianos (cf. 3,6). A controvérsia se transfere, pois, para os discípulos, com uma serie de perguntas, Jesus os repreende duramente, comparando sua incredulidade e incompreensão com a de seus adversários. (Prefacio Bíblia Sagrada).

    Mais uma vez vemos aparecer a palavra “pão” neste evangelho recordando os dois episódios da partilha dos pães (Mt 16,5-13)Agora os discípulos com Jesus estão de viagem, e se esqueceram de levar pão. Fica preocupado, sinal de que não haviam entendido nada do que acontecera antes. Ensinando a repartir o que cada um possuía, Jesus tinha mostrado que o Reino de Deus, o reino da justiça, todo mundo pode confiar na partilha: “Hoje eu reparto com você, amanhã você reparte comigo”. Isso gera o compromisso e a responsabilidade que produzem a confiança no viver juntos.

    Jesus faz um desafio aos discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus!” O que é esse fermento? Sabemos que o fermento influencia a massa produzindo o pão. Jesus está advertindo sobre influencia da doutrina dos fariseus e saduceus, que manipulam o povo, fazendo-o acreditar em coisas que não prejudiquem o seu poder, isto é, o seu bolso e as suas ideias.

    Temos um direcionamento em nossa vida os valores que assumimos como critérios para o seguimento de nossa vida e vemos que tudo o que buscamos fazer está subordinado a esses critérios. Assim fazemos sempre queremos satisfazer as nossas necessidades básicas que temos com maiores valores principais como: a comida, bebida, prazer e coisas materiais que temos como satisfação de nosso viver. Então temos que sustar esse fermento mal que nos leva ao pecado e ver que muitas pessoas cometem o mal e fazem o que não querem, isto é, fermento usado pelos fariseus e saduceus, conforme o evangelho de hoje.

    Jesus pede uma entrega filial a providencia do Pai Celeste que cuida das mínimas necessidades dos seus filhos: “Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber?... Vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,31-33). (CIC 305).


    ResponderExcluir