quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 8,27-33

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos:
    Quem dizem os homens que eu sou?' (Mc 8,27)

    Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas. (Mc 8,28)

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia com alegria e dizer que hoje quinta feira é dia de adoração ao Senhor e que o Santíssimo vai estar exposto na nossa Igreja Matriz e capelas para adoração como sempre é feito as quinta feiras. Pesamos a Deus sabedoria, discernimento e disponibilidade para nos entregar de corpo e alma e rezar pelos necessitados que vivem excluídos da sociedade onde vivemos.

    Confissão de Pedro. Cesareia de Filipe, chamada assim devido ao tetrarca Filipe, filho de Herodes, em honra do César romano e de si mesmo, é testemunha de um momento central no itinerário missionário de Jesus. A menção do “caminho” (v.27) é um dado teológico que se repete com frequência para ressaltar a decisão de Jesus de “subir” para Jerusalém. Enquanto a multidão continua sem identificar Jesus, os discípulos dão um passo adiante ao confessar que ele é o Messias (o Cristo, em grego), que significa o “Ungido”. Este mesmo titulo se encontra no inicio (1,1) e no final do Evangelho (15,39). Tudo está preparado para iniciar o caminho que vai da Galileia para Jerusalém. Mas, a que tipo de Messias Pedro se refere?

    A indagação de Jesus é uma espécie de clareza de toda a sua atividade. O povo continua pensando como antes (Lc 7,16; 9,8), pois ainda está preso à ideia de um Messias guerreiro e triunfalista. Os discípulos que acompanharam Jesus e viram de perto toda sua atividade, dão um passo à frente, reconhecendo, através de Pedro, que ele é “o Messias de Deus”. Fica claro e bem entendido, transparecendo em toda a obra de Jesus na Galileias, cumprindo o programa anunciado em (Lc 4,14-21): é a pratica de Jesus que o revela como o Messias, o Rei ungido por Deus para trazer a era de justiça e de paz (ver Isaias 11,1-9).

    Então queridos irmãos em Cristo uma trajetória e ensinamentos e mandamentos de Jesus que nos dá a certeza de que ele é realmente o Messias o Filho do Deus vivo e verdadeiro aquele que o discípulos Pedro inspirado no Espirito de Deus revela que Ele é o Messias. O Evangelho de Marcos vem nos dando a clareza da vivencia de Jesus através de suas atividades e com isso buscamos aprimorar a nossa partilha através do seu evangelho. Roguemos a Virgem santíssima que nos conduza firmemente ao seu filho Jesus Cristo, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Quem diz “creio” diz “dou minha adesão àquilo que nós cremos”. A comunhão na fé precisa de uma linguagem comum da fé, normativa para todos e que uma na mesma confissão de fé. (CIC § 185)

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