sexta-feira, 7 de março de 2014

Evangelho Mt 9,14-15

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. (Bíblico)

    É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao julgo da escravidão. Gl 5,1).

    A angústia enfraquece o homem quando alimentada pela desolação.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo bom dia e que sejamos sempre livres para viver o amor de Deus e que possamos partilhar com alegria a fé que Deus nos dá a cada dia e poder buscar a sua graça em nós. Obrigado Senhor por esse dia.

    Sobre o jejum. Através desta particular consulta sobre o jejum se entrevê o simbolismo do Messias esposo (cf. Mt 22,1-14; 25,1-13). Os discípulos de João continuam ainda agarrados à velha mentalidade, centrados na penitencia e em uma visão pessimista vinda; descobriram a festa do Reino de Deus já começou. João não é esposo nem Messias (cf. jo 3,28s); Jesus procura suavemente, com imagens, abrir os olhos dos discípulos do Batista para a nova realidade. Ao mesmo tempo deixa entrever o desenlace trágico: “dias virão em que lhes será tirado o esposo” (v 15), como arrebataram o Servo (cf. Is 53,8). (Prefacio da Bíblia sagrada).

    O evangelho de hoje apresenta apenas dois versículos e nos mostra que devemos levar a sério a pratica religiosa, não ficar só na tradição e no seu ritual de costume, vemos que os discípulos de João jejum, cumprindo os valores tradicionais da religiosidade de sua época, mas temos que ser conscientes que não é só isso temos que viver a realidade atual, se cremos de verdade no Deus todo poderoso, devemos rever nossos comportamentos de pessoas cristãs e de católico que busca os ensinamentos e mandamentos de Cristo. Lembremos que o jejum não é uma amostragem do religioso neste tempo quaresmal e sim tempo de partilhar e vivenciar o amor de Deus em nossa vida diária o tempo todo na nossa vida é quaresma.

    Santíssima virgem Maria nos abençoem e nos dirija rumo a Campanha da Fraternidade 2014. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    As principais modalidades do Tráfico Humano são: Trafico para exploração no trabalho, para exploração sexual, para extração de órgãos, para adoção de crianças, para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita. O Tráfico Humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais e internacionais, pela invisibilidade ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e a coação. CF 2014.



    ResponderExcluir