domingo, 18 de maio de 2014

19 de Maio de 2014

Evangelho (Jo 14,21-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

2 comentários:

  1. “Pai, em tuas mãos entrego meu espirito” (Lc 23,46), até aquele “grande grito”, quando Ele expira, entregando o espirito.( CIC § 605).

    ResponderExcluir
  2. Evangelho João 14, 21-26 19/05/2014 (Comentários)

    Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai,e eu o amarei e me manifestarei a ele. (Jo 14,21).

    Judas - não o Iscaríeis - disse-lhe: 'Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?' (Jo 14,22).

    A força vem da coragem, que vem da perseverança. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia um bom inicio de semana, que a graça de Deus esteja em todas as família e que a paz, a unidade seja o tópico maior em cada família e que o amor de Deus permaneça no meio de todos nós.

    Deus habita no crente. Este v. constitui o centro deste capitulo. O habitar de Deus no meio do seu povo, que o At expressava de um modo cultural (Ex 25,8; 29,45; Lv 26,11) e as promessas o anunciavam para o tempo final (Ez 37,26-27; Zc 2,14; ap 21,3.22-23), agora se realiza no presente da comunidade. Trata-se da imanência da Santíssima Trindade no coração do cristão, que fica convertido em templo vivo de Deus! No meio do deserto e êxodo de nossa historia, deus habita verdadeiramente na tenda e no templo do crente.(Preambulo Bíblico).
    O Evangelho de hoje nos mostra uma realidade clara na vida do cristão o Espírito santo. Como a promessa de Jesus de que enviaria o Paraclito para que os discípulos pudessem dar a continuidade da missão que ele iniciou na terra, então é aceitar e colocar em pratica os ensinamentos e mandamentos do Deus vivo e verdadeiro. Então a vinda do Espírito Santo Trás à nossa memoria tudo o que Jesus fez, para que não esquecêssemos uma só momento de sua pregação e nenhum gesto de suas obras. Então o que falta em nós muitas vezes é o acolhimento dos mandamentos e nas observâncias dos mesmos, sabemos que Jesus não quer que nós sejamos submissos o do outro, mas que sejamos unidos na comunhão e comungar com o mesmo Deus.

    Caros irmãos e irmãs em Cristo, só assim descobriremos os valores espirituais e também os valores humanos entre nós e caminharemos para que o Cristo seja realmente anunciado com sabedoria e muito amor. O compromisso é de todos nós a anunciar a Palavra de Deus em nossa comunidade. Então caríssimos irmãos e irmãs em Cristo temos uma base muito forte que é o Espírito Santo de Deus dentro de cada um de nós, é só fazer despertar o que está adormecido e sair de nossa comodidade e cair em campo para anunciar o Jesus Cristo que ressuscita a cada momento dentro de nós.

    Maria Virgem Mãe de Deus interceda por todos nós junto ao seu filho Jesus. Louvado seja nosso Senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.

    Jesus muitas vezes, se retira, na solidão, na montanha, de preferencia à noite, para orar. Em sua oração, leva consigo os homens, pois, assumindo a humanidade em sua Encarnação, os oferece ao Pai, oferecendo-se a si mesmo. Ele, o verbo que “assumiu a carne”, em sua oração humana participa de tudo o que vivem “seus irmãos”, ele se compadece de fraquezas para livrá-los delas. Foi para isso que o Pai o enviou,. Suas palavras e obra aparecem então como a manifestação visível de sua oração feita “em segredo”. ( CIC § 2602).


    ResponderExcluir