quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Evangelho (Marcos 4,1-20)

Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 
Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: “Escu­tai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 
E lhes disse: “Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.” 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Semente é de deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

    Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: (Mc 4,2)

    Jesus é o verdadeiro semeador e nos envia a semear a sua palavra de amor no coração da sociedade.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e que possamos fazê-lo santo e que as pessoas se entendam melhor e que possam semear a palavra e o amor de Deus no coração da nossa comunidade e sociedade em que vivemos.

    A Igreja diariamente oferece o sacrifício de Cristo na cruz e deixa a semente palavra de Deus penetrar nos corações. Assim se fortalece e cresce no compromisso com o reino do céu. (Liturgia diária)

    Marcos em seu evangelho de hoje no capitulo 4 apresenta o semeador que é o próprio Cristo e através de parábolas ensina a toda multidão como se deve segui-lo e aprender os seus ensinamentos. Um evangelho que por si só é explicativo, mais podemos fazer nossa reflexão e partilhar.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs muitas vezes nos perguntamos por que o não entendimento e seguimento da palavra de Deus? Será que no nosso dia a dia não podemos parar um pouco para uma reflexão e meditação e entender que o semeador não se cansa de lançar sementes no nosso caminho e nós não damos nenhuma atenção, não acolhemos e quando o acolhemos não damos o valor necessário para que ela produza o conhecimento e amor em nossos corações. A semente é de boa qualidade nós é que não valorizamos, mais nada está perdido a tempo o Semeador é misericordioso e nos ama mesmo quando o desprezamos.

    Por que Jesus fala em parábolas? Parábola é uma comparação para ajudar a entender uma coisa desconhecida (No caso aqui Reino) através de coisas conhecidas (fatos da vida). Muitos entendem porque buscam e no seu dia a dia ver que Jesus é o verdadeiro semeador e se comprometem com ele, e muitos se esquecem e se iludem com as coisas mundanas e não percebem a beleza que é a justiça vivida em Deus. Ainda há tempo Jesus é o semeador existe e está vivo no nosso meio, vamos juntos buscar realizar o projeto de Deus que com certeza se realiza através da palavra e da ação de Jesus.

    Maria virgem e mãe de Jesus Cristo roguem por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir