quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Evangelho (Lc 9,22-25) - Quinta-feira depois das Cinzas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”  
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17)

    Depois Jesus dissse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz
    cada dia e siga-me. (Lc 9,23)

    Deus nos dá a liberdade de escolha entre o que prove a vida e o que a destrói.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia dia estamos voltando após os dias de carnaval onde pudemos fazer o lazer e também participar de retiros religiosos. Que a graça de Deus nos conceda para que possamos vivenciar a palavra com discernimento e sabedoria.

    O mais importante para o cristão não é ganhar o mundo, mas a vida: praticar a solidariedade, a caridade, ser feliz e fazer os outros felizes. Neste tempoquaresmal, apoiemos a juventude que atende ao chamado de Deus e se dispõe ao seguimento de Jesus. (Liturgia Diária).

    Iniciamos ontem quarta feira a Quaresma e também a CF – Campanha da Fraternidade, quaresma é um momento de reflexão, meditação e de buscar a conversão e paz. Veja o que o evangelista São Lucas no evangelho de hoje narra: Ele fala sobre o sofrimento de Jesus e que deve morrer e ressucitar. E Jesus vem logo em seguida dizendo todo aquele que quer me seguir renuncie a si mesmo tome a sua cruz de cada dia e me siga.

    O que é renunciar para nós cristão? No meu entender é saber vencer todas as dificuldades e provações como as injustiças, maldades, egoismo, inveja, orgulho, os idolos, a nossa imaginação que nos leva ao pecado agindo assim vamos dá lugar a Deus abrindo o nosso coração e viver o amor, a caridade, a partilha e sermos cristãos que busca seguir o Filho de Deus com um coração de carne e não de pedra, vivendo a sabedoria e o discernimento. Agindo assim vamos ver o outro com o amor de Deus.

    Caríssimos irmãos e irmãs quando Jesus diz quem quiser segui-lo vai ter que perder a sua vida, são aquelas coisas que somos apegados e achamos mais importantes para nós e temos que renunciar, estamos perdendo, mais por outro lado estamos ganhando a vida em Cristo.

    A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias _ o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. É por isso que Cristo venceu o Tentador por nós: “Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com excesão do epcado”. A Igreja associa-se cada ano, através dos quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. (CIC 540)

    Maria Santíssima enterceda por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir