segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Evangelho (Mt 25,31-46) 1ª Semana da Quaresma

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Eis o tempo de conversão o dia da salvação. (2Cor 6,2)

    Quando foi que te vimos como estrageiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? (Mt 25,38)

    Deus manifesta seu amor revelando seus projetos ao povo e dando-lhe a conhecer seu desejo de que todos sejam santos.

    Carissimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e uma semana cheia da graça de Deus e que possamos realizar na nossa família e comunidade os projetos de Deus que enviou seu Filho para nos salvar e nos dá vida eterna.

    Nossa busca de santitade é motivada pela santidade de Deus, e o meio para chegarmos a ela nos é apresentado pelo próprio Jesus: “Tudo o que fizerem ao menor dos meus irmãos , a mim o terão feito.” (Liturgia Diária)

    No evangelho de hoje São Mateus narra o último discurso de Jesus termina com a apresentação do juízo final. É a única vez, nos quatro evangelhos, que se mostra qual é o conteúdo do julgamento definitivo. Costumamos imaginar que ele vá acontecer no final da história, depois que este mundo acabar. Não é inteiramente errado, mas talvez parcial.

    Depois do testemunho dado por Jesus em sua vida terrestre, o mundo inteiro já entrou no juízo final. O seu testemuno colocou a humanidade em estado de julgamento, pois ele revelou quem é Deus e quem é o homem, imagem de Deus. Assim, esta cena do evangelho de Mateus continua hoje e sempre como o espelho que reflete para Deus a verdade de todos e de cada um.

    Então podemos nos perguntar e nos interrogarmos o seguinte: - Quando não enxergamos os necessitados no rosto de Jesus? – Quando não bsucamos viver na santidade e na justiça de Deus? – Quando somos indiferentes para o nosso irmão? – Quando deixamos de valorizar a nossa comunidade? – Quando não valorizamos a oração, caridade e o jejum? – Quando não valorizamos nossos dons e anseios e de dá atenção aos jovens? Caríssimos e amados irmãos e irmãos cabe a cada um de ir buscar a resposta dentro de nós reflitndo, analisando, buscando o discernimento e sabedoria para uma resposta concreta.

    Jesus nos diz e considera o ápice da encarnação o seguinte: “Todas as vezes que vocês fizeram (ou não fizeram) (isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram (ou não fizeram)” . Aqui está o ponto mais alto da encarnação do Filho de Deus, espelho para todos nós. No antigo hino da carta aos Filipenses está dito que Jesus renunciou à sua condição divina, assumiu a condição humana e, dentro desta, foi ao mais fundo, até chegar à morte de cruz (veja Filipenses 2,6-11). O mais fundo é assumir a causa dos marginalizados, excluidos e lutar por elas. Aí perguntamos e o resto? O resto vem logo: a nossa cruz.

    Pedimos a intercessão da Mãe Santíssima para termos coragem, força, perseverança e que sejamos responsáveis com o que assumimos na nossa comunidade e que possamos ser um cristão orante. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir