terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Evangelho (Mateus 23,1-12)

Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!

    Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. (Mt, 23,3)

    A consciência adulta de um cristão, vivência a verdadeira fé do ser humano.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e que a graça de Deus nos conceda a paz, a justiça e que nos dê sabedoria e discernimento para que sejamos perseverantes na caminhada em busca do verdadeiro Cristo.

    Se optarmos pela humildade, nosso modo de agir e pensar se transforma: não procuramos prestigio, deixamos de lado o formalismo religioso e a vaidade. Eliminando atitudes, hipócritas, sobra espaço para a solidariedade e a acolhida. (Liturgia Diária)

    O evangelho de hoje São Mateus narra o comportamento dos mestres da lei e dos fariseus e ao mesmo tempo dá uma orientação como se deve observar e seguir o caminho do bem, seguir observando tudo o que o doutores da lei e fariseus falas e dizem, mas não imitar suas ações, pois eles falam e não praticam. Jesus está falando para o povo e seus discípulos para que não deixem ser enganados.

    Ele levanta uma tremenda suspeita sobre os intelectuais (doutores da Lei) e práticos (fariseus), dizendo: “Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem”.
    Desmascaramento da hipocrisia. A quem servem os intelectuais? À libertação do povo, ou à sua opressão? Enquanto eles põem pesados fardos nas costas dos outros, Jesus põe uma carga suave.
    Esses intelectuais só querem aparecer: gostam de mostrar que são corretos, gostam de lugares de honra, gostam de serem reconhecidos.
    Temos que tomar a consciência que só a um Deus verdadeiro, é preciso libertar o povo e nos libertar, fazendo-os saber que só o Deus verdadeiro é Pai, e ele quer a liberdade e vida para todos os seus filhos. E um só é o mestre e líder dos filhos de Deus: Jesus, que ensina o caminho da justiça, levando todos nós à liberdade e à vida. Em outras palavras, Jesus está dizendo ao povo e aos seus discípulos que devem estar atentos: Devemos se afastar daqueles que não ensinam o caminho da liberdade e da vida.

    Senhor Deus de bondade, misericórdia e de sabedoria incriada, ajudai-nos, nesta Quaresma, a purificar nossas práticas religiosas, vós que sois nosso mestre, iluminai-nos, para que assumamos com entusiasmo a Campanha da Fraternidade proposta pela Igreja. Santíssima virgem Maria interceda por todos nós, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir