segunda-feira, 27 de maio de 2013

Evangelho (Mc 10,17-27)

Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor. 

Um comentário:

  1. Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza. (2 Cor 8,9).

    Quando Jesus saiu a caminhar veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

    Na eucaristia agradecemos ao Pai pelo Filho que ele enviou, pelas maravilhas da criação e plano de salvação com gratuidade em nossa vida.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, uma semana cheia da graça do Espírito Santo que ele nos conceda a graça de continuarmos firmes em seu caminho e ao mesmo tempo pedindo a ele que aqueles que estão afastados do seu caminho tenham a oportunidade de voltar e seguir a Deus Pai, filho e Espírito Santo.

    O reino de deus é dom oferecido à cada um de nós. Somos convidados a fazer que esse reino cresça e transforme nossa sociedade, pondo bens e dons a serviço da justiça e da solidariedade. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje o texto nos fala sobre o jovem rico. O Reino é dom e partilha. Como o jovem do texto, todo jovem tem boa vontade e anseia por experimentar plenamente a vida. Ora, este quer exatamente isso: a vida em plenitude, que é a vida eterna ou vida de Deus em nós. Que deve fazer? Jesus lembra que deve observar os mandamentos e dá especial atenção àqueles que tratam da relação com o próximo, porque a nossa relação com Deus depende da nossa relação com o próximo.

    Ora, o jovem já cumpria tudo isso, e quer mais. Então vem o supremo desafio: vender tudo o que possui dar o dinheiro aos pobres, e depois colocar-se no seguimento de Jesus, isto é, na busca da justiça. Será que o jovem tinha certeza do que queria? Por que ele ficou triste e foi embora? Ele resistiu ao desafio, fazer-se pobre radicalmente era impossível para ele. O grande exemplo era dos discípulos que deixaram tudo para seguir a Jesus.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus ele quando fala em riqueza e até diz que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus, claro que ele não está radicalizando dizendo que nenhum rico poderá entrar no reino de Deus, claro que aqueles que partilham do que tem esse entrará no seu Reino, ele fala para aqueles que constituem o seu deus o dinheiro, o poder e uma riqueza radical, por isso ficamos atentos porque ninguém é tão pobre que não possa partilhar com o necessitado e fazer justiça que tanto é anunciada e não cumprida.

    Nós vos damos graças, Senhor, pelas pessoas que se empenham para que haja justiça e também por todos aqueles que retornam ao vosso caminho e reconhecem vossa misericórdia. Nossa Senhora Virgem e Mãe de Jesus Cristo interceda por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé – Papa emérito Bento XVI –
    CIC § 108 – todavia, a fé cristã não é uma “religião do Livro”. O cristianismo é a religião da “Palavra” de Deus, “não de um verbo escrito e mudo, mas do Verbo encarnado e vivo”. Para que as Escrituras não permaneçam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna de deus vivo, pelo Espírito Santo nos “abra o espírito à compreensão das escrituras”.


    ResponderExcluir