quarta-feira, 29 de maio de 2013

Evangelho (Mc 10,32-45)

Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. E para aqueles a quem. foi reservado”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João, Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo: e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

2 comentários:

  1. Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45)

    Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.” (Mc 10,42)

    A palavra de Deus sempre nos motiva a rezar pela salvação de todos os povos e nos dispomos para o serviço fraterno livre de todas as opressão.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia sempre buscando a graça de Deus ao amanhecer, ao acordarmos e com um pedido especial Senhor aumente a nossa fé para podermos sair às ruas, casas, templos aonde for não importa o lugar para levar a tua Palavra de vida e de salvação, dai-nos perseverança discernimento e sabedoria para concretizar a nossa caminhada. Uma feliz quinta feira dia dedicado ao Corpo e sangue de Cristo, celebre bem indo a santa missa.

    O senhor anuncia sua morte como consequência de seu compromisso com a vida e nos deixa exemplo a seguir: servir e não buscar ser servido. O seguimento de Jesus e o compartilhamento do seu cálice já são um privilegio e uma recompensa. (Liturgia Diária).

    Continuando o capitulo 10 de Marcos hoje o evangelista narra a terceiro anúncio da Paixão de Jesus e pedido dos filhos de Zebedeu. Jesus já vinha preparando os seus discípulos do que deveria lhe acontecer, mas assim mesmo eles não compreendiam e se espantavam não entendendo o caminho do sacrifício que Jesus iria caminhar para a sua morte. É o terceiro anúncio da tragédia que irá coroar a vida de Jesus. E agora Jesus se torna mais claro: em Jerusalém, centro da vida do povo e também centro dos poderes, ele será morto.

    Jesus dizia não pensem que é o fim trágico de toda a luta pela justiça. O Pai me ressuscitará e a injustiça será condenada para sempre. Vocês também passarão por sacrifícios para poder chegar até ao Pai. Vemos o pedido dos discípulos João e Tiago filhos de Zebedeu Mestre nos conceda a graças de sentarmos um a tua direita e outra a tua esquerda, Jesus perguntando vocês poderão beber do mesmo cálice e ser batizado com o mesmo batismo que eu vou passar? E eles disseram que sim, Jesus diz tudo bem mas não depende de mim e sim de vocês em suportar a todas as provações e de chegar a santidade aí terão a graça do meu Pai.

    Viram meus queridos e amados irmãos a discórdia dos outros discípulos e que eles buscavam o poder que provoca competição e ficaram furiosos, quando só os dois discípulos Tiago e João afirmaram que podia sim beber do cálice (sofrimento) e batismo (sangue) tudo bem, mas eles pensavam sair na frente dos outros e para isso Jesus diz: quem quiser ser grande seja o escravo de todos. Porque o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.

    Então podemos entender o que devemos fazer para obtermos a vida eterna, não é tão fácil, mais também não impossível, temos que vencer as injustiças, o pecado, as preocupações, o sofrimento, arrogâncias, deixar de querer sempre ser o maior e servir ao outro, ao necessitado, ao injustiçado e a todos que busca ajuda e vivem desesperados. Uma certeza nós temos que um dia iremos morrer, mas também a esperança de ressuscitar essa é a certeza que Jesus nos dar é só viver a sua palavra colocando-a em pratica e perseverar.

    Pedimos a intercessão da Santíssima virgem Maria para que possamos ser iluminados pelo seu filho e que nos dê a alegria de servir. Louvado seja nosso Senhor Jesus, para sempre seja louvado.

    Ano da fé Papa emérito Bento XVI – CIC § 651 – “Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é também a vossa fé”. A Ressurreição constitui antes de tudo a confirmação de tudo o que próprio Cristo fez e ensinou. Todas as verdades, mesmo as mais inacessíveis ao espírito humano, encontram a sua justificação se ao ressuscitar Cristo deu a prova definitiva, que havia prometido, da sua autoridade divina.

    ResponderExcluir
  2. Que a exemplo da Virgem Maria, sejamos humildes, pequenos e simples!

    ResponderExcluir