segunda-feira, 20 de maio de 2013

Evangelho (Mc 9,14-29)

Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”. Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelista, a luz e a vida imperecíveis. (2 Tm 1,10).

    Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles?” (Mc 14,16)

    Deus é a verdadeira fonte de sabedoria e palavra de verdade na vida de toda a humanidade.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e uma semana de muito trabalho que tenhamos a graça da saúde e que possamos caminhar na estrada de Jesus e vivenciar a sua palavra.

    Pratica fundamental na vida do cristão, a oração pode se manifestar em palavras ou em gestos concretos. Ela nos dá acesso à sabedoria e nos auxilia na libertação dos “maus espíritos” que perturbam a sociedade. (Liturgia Diária)

    Voltamos ao Tempo Comum VII semana. O evangelho de hoje do evangelista São Marcos narra a cura do jovem epilético. Descendo Jesus do monte com os discípulos Pedro, Tiago e João após sua transfiguração que revela o destino final de Jesus e também o destino de todos aqueles que se comprometem com a justiça que leva à realização do projeto de Deus.

    O panorama descortinado pela fé é grandioso e belo. Mas, na pratica, as coisas não parecem tão fáceis. Primeiro é preciso desalienar o povo. Por que os discípulos não conseguiram realizar isso? O ponto fundamental é a fé que, ao mesmo tempo, é um passo no escuro, esperar contra toda dificuldade e entregar-se ao compromisso com Deus e com Jesus, tentando a cada momento, descobrir o que o projeto de justiça exige.

    O pai trouce o jovem e apresentava a Jesus dizendo: Mestre os teus discípulos não foram capaz de expulsar o espírito mal e Jesus diz ó geração incrédula até quando eu estarei com vocês? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino e o curou. Jesus ainda falou que tudo é possível para quem tem fé. E vemos também que os discípulos indagam a Jesus por que eles não tinham conseguido e Jesus diz: essa espécie de demônio não pode ser expulsa de qualquer jeito, a não ser pela oração.

    Meus caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo quantos doentes existem neste mundo e quantos são tentados pelo espírito mal e que muitas vezes está tão próximo a nós e sabemos que são doenças, enfermidades que nos causa mal e muitas vezes a morte pela tentação do suicídio, é claro que buscamos os médicos, psicólogos, psiquiatras, medicamentos, mais precisamos ter fé e também buscarmos aquele que pode tudo Deus e ajoelhar-se pedir perdão pelos nossos pecados e nos limpar e orar ao Deus vivo e poderoso e com certeza alcançaremos a sua graça.

    Senhor para que a oração seja uma pratica constante na vida de todo cristão e que sejamos perseverantes na caminhada buscando Jesus e o colocando-o em pratica no nosso dia a dia. Maria Santíssima, Mãe da Igreja roga por todos nós a teu Filho amado de Deus. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé – Papa Bento XVI – Fazemos como o pai do jovem “Senhor tenho fé, mas ajuda minha falta de fé.”
    CIC § 1083 - Compreende-se então a dupla dimensão da liturgia cristã como resposta da fé e de amor às “bênçãos espirituais” com as quais o Pai cumula. Por um lado a Igreja, unida a seu senhor e “sob a ação do espírito Santo”, bendiz o Pai “pelo seu dom inefável” através da adoração, do louvor da ação de graças.

    ResponderExcluir