quinta-feira, 23 de maio de 2013

Evangelho (Mc 9,41-50)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).

    E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. (Mc 9,42)

    O Senhor nos convida sempre retornar quando nos afastamos de seus caminhos, buscando ser solidários com os pequenos evitando escândalo.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, um bom dia que nesta quinta feira de adoração ao Senhor possamos desprende-se um pouco e buscar um templo para adorar a Deus da vida e de nossa salvação, acredite que Deus tem algo preparado para cada um de nós.

    Somos responsáveis por nossas ações e delas um dia devemos prestar contas. Livrar-nos da mão, do pé e do olho que são causa de pecado significa afastar-nos dos valores que se mostrem incompatíveis com o seguimento de Cristo. (Liturgia diária).

    Chegamos ao final do capitulo 9 (nove) de São Marcos onde Jesus nos alerta de termos cuidado com os escândalos! Os fracos, pobres e humildes são chamados de pequeninos, aqueles que, na sua sede de justiça, se comprometeram com Jesus e começaram a fazer parte da comunidade cristã.

    Qual o escândalo para eles e ou para nós? Se por acaso a comunidade os oprimir com a mesma injustiça que impera na sociedade. Ou seja, a busca de abundancia e prestigio poder e riqueza viver na injustiça. Quem é que não se escandaliza com isso? Remédio? Por isso Jesus é extremamente duro: corte o mal pela raiz! Ou seja, mude o seu modo de ver (Olho), o seu modo de agir (mão) e de caminhar (pé) Com Jesus não há meio termo. Sem mudança e sem transformação a comunidade que somos nós cairá na maior das hipocrisias: falar uma coisa e fazer outra.

    Podemos até nos perguntar onde fica a luta pela justiça? Exigir dos outros o que outros o que não se vive? Não. Primeiro é preciso viver e praticar a justiça. Só depois temos o direito de anuncia-la e exigi-la. Muitas vezes as pessoas se afastam de nós e da comunidade? Certamente por causa de escândalo, ao ver que nós repetimos a mesma dose de injustiça que existe na sociedade. Senhor Deus pedimos que nos dê a virtude da gratidão e da solidariedade na prosperidade e nos ajudai-nos a pôr nossas forças a serviço dos que necessitam.

    Santíssima Virgem Maria Mãe intercessora suplicante rogue a seu filho Jesus por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé – Papa emérito Bento XVI –
    CIC § 131 - “É grande o poder e a eficácia que se encerra na Palavra de deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte de vida espiritual”. “É preciso que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fiéis.”


    ResponderExcluir