sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 10,1-12

Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus foi para o território da Judéia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. (Mc 10,1).

    Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. (Mc 10,2).

    Precisamos de silêncio para ouvir o Espírito Santo. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, um bom dia especial vindo do coração a todas as famílias e agradecendo a Deus por mais um mês que termina e que a graça de Deus nos iluminou e nos deu sabedoria e discernimento para vivermos a sua Palavra. Amanhã se inicia mais um mês e que Deus nos dê a graça de estamos com saúde e harmonia com todos da nossa comunidade e sociedade em que vivemos, desejamos a todas as famílias um retiro de carnaval cheio de bênçãos e para aqueles que irão brincar o carnaval que cuidem bem de seus filhos e filhas e que sejam iluminados também por Deus e que não esqueças que Jesus o filho de Deus é a nossa salvação.

    Sobre o divorcio. Jesus abandona definitivamente a galileia para iniciar o caminho para Jerusalém. Aos fariseus não interessa a posição de Jesus perante o matrimônio, e sim sua interpretação de (DT 24,1) a respeito do divorcio. Segundo a legislação judaica, só o homem tinha direito de pedir o divorcio, por infidelidade, segundo a escola de Rabi Shamai, por qualquer coisa que pudesse desagradar ao marido, deixar queimar a comida, por exemplo, segundo a escola de Rabi Hillel. Jesus aludindo a Moisés ensina que a Palavra de Deus deve ser interpretada de acordo com a realidade do momento, mas sem esquecer que existem chaves hermenêuticas colocadas por Deus que não mudam; por exemplo, a igualdade do homem e da mulher (cf. Gn 1,27), e o amor, fundamento de toda união matrimonial. Jesus insiste na fidelidade do pacto de amor. O matrimonio é um projeto de amor que implica igualdade em direitos, dignidade e obrigações, e exclui, portanto, toda relação de domínio. Enquanto houver amor, existirá matrimonio e existirá coração para sonhar e para perdoar. (Prefacio Bíblia sagrada).

    No Evangelho de hoje vemos que temos no prefacio uma explicação muito convincente do que é o matrimonio e suas razões de ser. Mais também vemos que os fariseus não se preocupam com as explicações de Jesus, mais querem colocá-lo a prova diante de todos e como de costume sempre ir ao contrario as Leis de Deus dadas ao seu filho Jesus.

    Caros irmãos e irmãs em Cristo o casamento é amor para sempre segundo os mandamentos de Deus. Casamento é questão central na vida humana (Mt 19,1-9). No projeto de Deus a vida humana nasce e cresce dentro de um ninho de amor. Para as pessoas, porém, as coisas não são assim fáceis. Ninguém quer viver sozinho. E como é difícil viver junto! Aí vêm os conflitos, os desentendimentos e, por fim, as separações. E a justiça, como vê isso? Hoje um pouco diferente de antigamente apenas em alguns aspectos é que naquele tempo por qualquer motivo poderia se receber uma carta de divorcio, conforme vemos no prefacio da Bíblia Sagrada de hoje. Nos tempos de hoje vemos que vai mais além, partilhas de heranças, infidelidades de ambos, influi também nas criações dos filhos, amor que desaparece, unidade do dia a dia e muito mais coisas.
    Comparando os dois tempos vê que naquele tempo a mulher era reduzida a vitima, hoje não, os dois são iguais em tudo e partem para a briga. Agora perguntamos, mas de que lado está Jesus? Basta a nós ver o texto do Gn 2,24 e temos uma resposta sábia. Ainda perguntamos como substituir a sabedoria de Deus pelo mesquinho capricho dos homens? Então caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo temos o capitulo 10 para a nossa reflexão e meditação tirando aí as nossas duvidas e preocupações do nosso dia a dia. Que a Santíssima Virgem Maria nos dê a graça e nos encaminhar para um entendimento maior na nossa família e que possamos vivenciar a verdadeira Palavra de seu Filho Jesus Cristo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir