quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 7,14-23

Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus chamou a multidão para perto de sie disse: 'Escutai todos e compreendei: (Mc 7,14).

    O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. (Mc 7,15).

    O amor de Cristo une seus amigos em todos os momentos. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs bom dia que o amor de Deus que é nosso Pai nos dê a graça de poder partilhar com o outro a sua Palavra e também a nossa alegria do dia a dia.

    A Deus não agradam as oferendas que são fruto da injustiça. Voltando ao tema da pureza, Jesus liberta os cristãos desta pratica, porque, se Deus tudo criou puro, nada do que existe na criação é impuro. É o coração e as ações do ser humano que fazem que algo seja bom ou mau aos olhos de Deus. Segundo a tradição evangélica, o que torna pura uma pessoa é o amor, a solidariedade, justiça a misericórdia, a entrega aos outros. O contrario como os treze vícios que Marcos apresenta (vv.21-23), e muitos outros, são os que contaminam o ser humano e a sociedade. (Prefacio Bíblia Sagrada).

    Neste Evangelho de hoje mostra o que nos faz impuro conforme itens citados no prefacio da Bíblia Sagrada é o que sai do nosso interior e apresenta as coisas que nos faz pecar e ir contra o outro. Jesus também diz que tudo o que não vem de Deus não permanecerá de pé. E nós sabemos disso muito bem. Mostrando também que os nossos caprichos têm vida curta. Pobres de nós se vivemos de caprichos. Então vejamos, por exemplo: o mundo e tudo o que ele contém pessoas inclusive, é puro. Impuros somos nós, que distorcemos as coisas, usamos mal ou estragamos o mundo. É o que sai de nós, nossa má intenção ou ação, que suja o mundo.

    Nós sabemos que o nosso egoísmo pode acabar com o mundo, pois o seu veneno é de morte. Não adianta pensarmos que somos muito sábios e inteligentes. Se os nossos pensamentos não forem de vida, eles apenas produzirão a morte, e nós acabaremos sendo vitimas da nossa própria mesquinhez. Roguemos a Santíssima Virgem Maria que seja sempre a nossa intercessora junto ao seu Filho Jesus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    “Todos os fieis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade”. Todos são chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. (CIC 2013)


    ResponderExcluir