quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 7,24-30

Naquele tempo, Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava.
    Mas não conseguiu ficar escondido. (Mc 7,24-30).

    Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. (Mc 7,25).

    Eu não seria feliz se não tivesse o Cristo em meu viver. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs bom dia nos alegra ter Deus como Pai que nos ama e nos dá a sua graça e também salvação. Agradecemos Senhor por mais um dia e uma quinta feira de adoração ao Senhor Deus em que podemos partilhar de sua Palavra e buscar fazer sempre o bem.

    A mulher Cananeia. Para Marcos, que evangeliza no meio de pagãos, interessa salientar a atividade de Jesus entre os não judeus. Os planos missionários de Jesus visavam em uma primeira etapa à evangelização do mundo judeu. Todavia, uma mulher, pagã por sua religião e siro-fenícia por sua nacionalidade, com uma fé simples e firme, consegue que Jesus mude seus planos permitindo que a novidade do Evangelho também chegue à casa dos pagãos. Notemos que a mulher chama Jesus de “Senhor”, é a única vez que aparece este titulo em Marcos, reconhecendo-o não só como taumaturgo, mas como salvador. A expressão “cães” era comum entre os judeus para se referir aos pagãos. Ao voltar para sua casa, a mãe descobre que a Palavra de Jesus e sua fé haviam devolvido a vida para sua filha. (Prefacio Bíblia Sagrada).

    O Evangelho mostra que a mulher Cananeia comprova a sua fé, mostrando que fora do povo de Deus pode haver muito mais entrega e confiança do que dentro... Como ela, aí estão muitos outros, esperando por uma migalha. Então Deus nos chama para ver a realidade e compreender a justiça que Ele tem para nós, não as justiças interesseiras e que são cobrada em trocas de favores e cheia de subterfúgios para escapar, mas aquela que descobriu o projeto de Deus e não retém para si. Então Deus nos chama para formar comunidades e que trabalhem para a construção de um Reino com justiça e amor. Santíssima Virgem Maria rogue por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre, seja louvado.

    A justificação estabelece a colaboração entre a graça de Deus e a liberdade do homem. Do lado humano, ela se exprime no assentimento da fé à palavra de Deus, que o convida à conversão, e na cooperação da caridade, no impulso do Espírito Santo, que o previne e guarda. (CIC 1993).



    ResponderExcluir