segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Evangelho Mc 9,14-29

Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”. Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. (Mc 9,14).

    Jesus respondeu: 'Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração. (Mc 9,29).

    Semear a palavra de Deus é uma forma de servir ao próximo com dignidade. ers.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo bom dia estamos iniciando amais uma semana de trabalho e de partilha do santo Evangelho de nosso Senhor Jesus cristo, que Ele nos conceda a graça da saúde, do amor e da perseverança para juntos refletir e meditar o santo Evangelho.

    O menino Epilético. Esta passagem é um relato de exorcismo e cura no qual Jesus estabelece um dialogo com três distintos: a multidão, o pai do enfermo e seus discípulos. As chaves do texto são a fé e a oração. O relato começa e termina mostrando a incapacidade dos discípulos para curar o menino enfermo; no fim saberemos as razões: falta de fé, de oração. O pai recorre então a Jesus e lhe diz: “Se tu podes fazer alguma coisa” (v22). A frase exprime desespero, necessidade, esperança, mas também certo grau de desconfiança no poder de Jesus. A resposta de Jesus: “Tudo é possível a quem crê” indica que quem tem fé pode tudo, porque coloca toda sua confiança no poder de Deus. Como diria Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). (Prefacio Bíblia Sagrada).

    O Evangelho de hoje nos mostra que apesar dos discípulos terem entrado na nuvem e participado da transfiguração de Jesus que é a revelação do Pai para o filho, eles os discípulos continuam fechados. No caso do menino epilético, eles não conseguem realizar a cura porque não têm fé. Mais também vemos que o pai do menino é criticado por falta de confiança. A exclamação de Jesus mostra claramente o seu desapontamento, pois há sua hora trágica se aproxima, e os discípulos ainda estão longe de compreender a natureza da sua missão, que é libertar as pessoas de suas alienações e devolvê-las à plena consciência.

    Caríssimos amados irmãos e irmãs em Cristo, vejamos bem que naquele tempo os discípulos caminhavam lado a lado com Jesus e viam as atitudes de Jesus, as curas e milagres e não os tinham ainda compreendidos e entendidos ainda como mostra esse episodio de hoje. E nós ainda duvidamos e temos duvidas de que Jesus cura e faz milagres? Ou ainda estamos como os discípulos? Pensemos bem e vamos refletir e meditar essa passagem do Evangelho de hoje e com certeza tiraremos as nossas conclusões. Crê é uma dadiva de Jesus que nos presenteia gratuitamente, perseverar e compreender e entender é saber ter sabedoria e discernimento, acho e acredito que todos nós seguidores dos ensinamentos e mandamentos de Jesus somos capazes de aceitar, compreender e entender.

    Santíssima virgem Maria rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Deus é o Mestre soberano dos seus desígnios. Mas para a realização dos mesmos, serve-se também do concurso das criaturas. Isto não é sinal de fraqueza, mas da grandeza e da bondade do Deus todo-poderoso. Pois Deus não somente dá às suas criaturas o existir, mas a dignidade de agirem elas mesmas, de serem causas e princípios umas das outras e de assim cooperarem no cumprimento do seu desígnio. (CIC § 306).


    ResponderExcluir