quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Evangelho (Mt 11,11-15)



Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. (Mt 11,12)

    Que os céus, lá do alto, derramaram o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! (Is 45,8)

    A palavra de Deus fortalece todos aqueles que estão sem esperança e excluídos acreditem.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia, hoje quinta feira dia de participarmos da adoração ao Senhor na nossa Igreja, um pouquinho de seu tempo fará muito bem a você e todos que compareceram a Igreja. Deus com certeza exposto no altar nos espera.

    Hoje a Igreja celebra a memória de Santa Luzia Virgem e Mártir, vejamos o que diz a Liturgia Diária: (Luzia Itália séc. IV), cujo nome evoca luz, foi martirizada provavelmente em Siracusa sob Diocleciano. Faz parte das mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.

    Neste texto de hoje do evangelho de São Mateus vemos que apesar da grandeza de João Batista, o menor dos discípulos de Jesus é maior do que ele, porque João pertencia ao tempo da espera, enquanto Jesus pertence ao tempo da realização. Mas por que o Reino de Deus sofre violência?
    Certamente porque a injustiça resiste para não ser destruída, e reage violentamente. Jesus e os seus discípulos irão enfrentar-se com ela, cedo ou mais tarde.

    Mas se começarmos a nos preocupar em eliminar a injustiça com certeza a violência vai diminuir principalmente em nossa comunidade. Tem varias maneiras de combater a injustiça, buscar os excluídos para juntos de nós, mostrando os ensinamentos de Deus, ajudando aqueles que passam necessidades, doentes e desamparados e desempregados, essa é a nossa missão de discípulos chamados por Deus.

    Pedimos a deus para que a Igreja se mantenha firme diante das dificuldades da missão e que o nosso testemunho cristão vença todo medo e rejeição. Santa Luzia rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado.


    ResponderExcluir