domingo, 20 de janeiro de 2013

Evangelho (Marcos 2,18-22) - Santa Inês




Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. A palavra do senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb 4,12)

    Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa e o pano velho e o rasgão fica maior ainda. (Mc 2,21)

    Jesus foi obediente ao Pai e com certeza é nosso dever de filhos e seguidores de Jesus ser obedientes no nosso seguir.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia com alegria, animo e vontade de viver e fazer o bem ao próximo, pedimos a graça de Deus para que sejamos fieis e obedientes aos seus ensinamentos e que busquemos em Jesus a sabedoria e discernimento para caminharmos como verdadeiros cristãos.

    Hoje iniciamos o capitulo 2 de são Marcos a partir do versículos 18, onde fala sobre o jejum dos discípulos de João Batista e também dos fariseus. Vemos que os fariseus que se consideravam perfeitos, ficam escandalizados.

    Jesus explica em evangelhos anteriores: quem precisa de médicos é o doente, e não os que estão bem de saúde. Na realidade como pode alguém que está bom e numa festa ficar triste, não se alegrar e por cima jejuam? Claro que não! O noivo estava presente era Jesus e enquanto ele está presente seus discípulos que o seguiam não jejuavam.

    Por isso até os discípulos de João Batista juntamente com os fariseus se escandalizavam. Jesus mostra sim que a libertação traz grande festa e só não participa dela quem não se alegra e não quer se libertar para uma vida nova.

    O evangelho diz: ninguém coloca pano novo em roupa velha, uma comparação que para nós temos que viver o novo e vida nova é libertação para uma salvação divina. Também fala do vinho novo em odres velho quer dizer não podemos usar aquilo que é novo para nós, que é o Cristo fazer outras experiências de adoração e crenças que não seja a realidade de hoje vivida em Jesus Cristo e em nossa vida, não podemos pegar aquele vinho novo que representa novas atitudes, ações e liberdade e armazenar em recipientes e armários velhos sem estrutura nenhuma.

    Deus nos convida a sermos novas criaturas e se renovar de verdade e viver uma vida que de fato leva a salvação. Pedimos a intercessão da virgem Santíssima para que sejamos acolhidos pela nossa Igreja principalmente aqueles que o procuram e para que o jejum nos solidarize com os pobres e fortaleça o nosso amor. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir