quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Evangelho (Mateus 20,17-28)

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverante! (Lc 8,15)

    Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. (Lc 16,20)

    Confiar em Deus é usar da sabedoria divina, ele nos mostra o que realmente vale na vida.

    Carissimos e amados irmãos e irmãs um bom dia hoje é dia de adoração ao Senhor, vamos usar aquele tempinho para irmos até a Igreja para adorar o Senhor que estará exposto no altar. Que a graça de Deus nos conceda coragem, animo e disponibilidade para adorar a Deus vivo e verdadeiro. Agradecemos ao nosso bom Deus por mais o mês que termina e que possamos continuar firmes na partilha do evangelho no nosso dia a dia.

    É feliz aquele que confia em Deus. A busca excessiva de riqueza e status dificulta a opção efetiva pela vida dos lázaros de nossos dias e pela proposta de Jesus. (Liturgia Diária)

    O evangelho de hoje Lucas narra a parábola do rico e Lázaro. O próprio texto nos dá o perfil das pessoas que são poderosas, que só vive para si e não ver as pessoas necessitadas que mendigavas e se rastejavam implorando um prato de comida. Quantos conhecemos assim? Claro que há uma infinidade de poderosos, ricos, e também são uma multidão que são necessitados de ajudas para sobrevivência.

    A falta de Deus nas pessoas que são abastados com a riqueza são grandes, não podemos generalizar, mais com certeza são muitos que busca sem cessar a grandeza do dinheiro e dos status muitas vezes são uma opção de vida de cada um deles e esquece que os Lázaros estão bem pertos pedindo em nome de Deus que lhes deem as migalhas que caem de suas mesas para poder matar a fome.

    Conforme o evangelho após a morte de Lázaro há um diálogo entre Abraão o rico e o pobre e é muito interessante como o rico recorre a Abraão e a Lázaro pois está sofrendo muito e até pede que ele traga agua para refrescar a sua lingua, como não é possivel ele diz: pelo menos manda avisar a meus familiares o que acontece aqui com ele, claro que a vida nossa tem que ser vivida aqui, se platamos o bem com certeza vamos colher mais tarde, se buscarmos a Deus e o colocarmos em práticas aquilo que aprendemos com certeza com a graça de Deus o céu vai se abrir para nós.

    O que devemos fazer é procurar fazer o bem e saber vencer o mal confiando em Deus ele com certeza nos mostra o que realmente vale nesta vida e como proceder com tudo aquilo que temos e somos. Pedimos a Deus que nos torne mais fiéis a nossa Igreja, ajudai-nos a contribuir para a libertração dos pobres e socorrei os margilizados, excluidos, sem família que vivem sem esperança.

    Santissima virgem Maria, intercedei junto ao seu Filho Jesus Cristo por todos nós. Lembremos aqui que o ano da fé lançado pelo nosso Papa Bento XVI que renuncia hoje continua firme, pedimos a Deus pelo Papa Bento XVI que lhes conceda saúde, paz e continue rezando por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir