terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Evangelho (Mateus 6,7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4)

    O Senhor liberta os justos de todas as angústias. Sl 33(34)

    A escuta e anúncio da palavra de Deus, com uma oração sincera e agradável a ele com certeza produz frutos de amor e justiça.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs bom dia que a graça de Deus nos leve a penetrar nos mistérios de Deus que é a sua palavra e possa fluir em nossa família e comunidade.

    A oraçãodo do pai-nosso exprime a intimidade do ser humano com o seu criador. O que agrada a Deus não são as muitas palavras, mas o coração bondoso e capaz de perdoar, a simplicidade e a humildade diante dele. (Liturgia Diária)

    O evangelho de hoje nos ensina como devemos orar ao Pai, não multiplicando as palavras pois Deus não precisam de ouvir muitas palavras para nos atender nosso pedido. Neste evangelho está o modelo da oração cristã, fonte da espiritualidade dos pobres.

    A oração do pai-nosso nos coloca em contato com o Pai, continuamente nos lebrando do projeto de Deus e do nosso compromisso com esse projeto. Aí pedimos, agradecemos, louvamos e renovamos a nossa fé e confiança. Vendo que Deus é Deus e nós não somos Deus. Somos criaturas suas, filhos seus que devem confiar no seu amor.

    Então caríssimos irmãos e irmãs devemos fazer da oração que o Pai nos ensina uma oração que seja verdadeira e que santificamos o pai com lealdade, sinceridade, e que devemos pedir o pão de cada dia, tanto espiritual, como para alimentar o nosso corpo. Outra coisa muito importante viver o perdão, saber receber o perdão e também perdoar de coração e verdade.

    Santíssima Virgem Maria Rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Tentando penetrar no santo Nome do Senhor Jesus, podemos acolher, por dentro, a oração que ele nos ensina: “Pai nosso!” Sua oração sacerdotal inspira, por dentro, os grandes pedidos do Pai-nosso: a solicitude pelo nome do Pai, a paixão pelo seu Reino (a Glória), o cumprimento da vontade do Pai, de seu plano de salvação e a libertação do mal. Por fim, é nesta oração que Jesus nos revela e nos dá o “conhecimento” indissociável do Pai e do Filho, que é o próprio mistério da Vida de oração. Catecismo da Igreja (CIC § 2751 e 2752)

    ResponderExcluir