sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Evangelho (Mt 9,14-15) - Sexta-feira depois das Cinzas

Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o senhor, nosso Deus, convosco estará. (Am 5,14)

    É porque, ao mesmo tempo em que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. (Is 58,4)

    Há um complemento importante para o jejum e oração, são as obras de caridade, justiça quando praticamos se não o fazemos não haverá vida em Cristo.

    Carissimos e amados irmãos e irmas um bom dia que a graça de nosso bom Deus nos conceda saúde, paz, alegria neste dia e já desejando um final de semna cheio de benção para todos que buscam o Deus da vida e que façamos do nosso fim de semana de caridade e de amor ao próximo.

    O jejum é prática comum entre os cristãos e deve ser visto como expressão do desejo de conversão e sinal de solidariedade. Aprendemos do proprio Jesus e o momento certo de jejuar. (Liturgia Diária)

    Como vemos no evangelho de hoje o jejum é pratica e com uma grande finalidade o desejo de uma conversão e de solidariedade, com certeza devemos estar preparados para jejuar não devemos imitar os fariseus que tinham o hábito de jejuar e que se consideravam perfeitos, até os discipulos de João Batista pergunta a Jesus por que só nós e os fariseus jejuam e os seus discípulos não? E ficam escandalizados e Jesus explica podem os convidados do noivo está de luto enquanto o noivo está com eles?

    A resposta é clara, lembra quando jesus diz para os fariseus e doutores da lei que quem precisa de médico é o doente e não os que estão bem de saúde. o jejum é coisa seria e de responsabilidade, o doente não pode jejuar, o idoso debilitado não pode jejuar, e o maior jejum é o da lingua, tem varias maneira de jejuar se libertando de algo quando somos apegado, o jejum do desprendimento e se o fizer do alimento, partilhe com aquele que vive sem condição de adquirir o alimento aí você estará partilhando e vivendo o sinal de solidariedade.
    Pedimos a intercessão da virgem maria que rogue a deus pelas pessoas brigadas a jejuar por falta de alimento e pelos que procuram crescer no amor a deus e na solidariedade, aos irmãos pela prática do jejum e por todos que exercem diariamente a oração pelos necessitados.
    Louvado seja nosso senhor jesus cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir