terça-feira, 4 de junho de 2013

Evangelho (Marcus 12,13-17)

Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

2 comentários:

  1. )
    Que o Pai do senhor Jesus Cristo vos dê do saber o espírito, para que conheçais a esperança reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)

    O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

    Se formos fieis e mantivermos o nosso compromisso para com o Cristo, com certeza estaremos caminhando num caminho que nos leva a salvação.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus nos anime e nos conceda a liberdade de caminhar em busca do caminho que nos leva até o Pai e possamos com alegria servir ao necessitado e excluído no meio de uma sociedade que não ver o pequeno escravizado por suas arrogâncias e ganancias que fere a dignidade do ser humano.

    Os adversários tentam pôr Jesus em posição embaraçosa, mas ele responde com sabedoria com a autoridade e desmascara a hipocrisia dos oponentes. Não cabe confundir a autoridade de Deus com a autoridade humana. (Liturgia diária).

    Continuamos o capitulo doze do evangelho de São Marcos e hoje vemos que Deus reclama o que lhe pertence, qual de nós não quer o que é nosso, os fariseus, doutores da lei e outros sempre queriam colocar Jesus a prova. Vemos hoje o episodio que é um desafio agora feito pelos fariseus, que se julgavam entendidos em matéria da fidelidade religiosa. Os fariseus eram contra a dominação romana, mas os partidários do rei Herodes a apoiavam.

    Vejam só entre os dois partidos, a moeda do imposto, sinal de denominação. É por isso quando os fariseus e alguns partidários de Herodes dizem a Jesus: Mestre sabemos que tú és verdadeiro e não dás preferencia a ninguém . Dizendo ainda tu não olhas as aparências dos homens, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. E pergunta a Jesus é lícito ou não pagar o imposto a Cesar? Jesus vendo o coração e a hipocrisia dos fariseus pede que trouxesse uma moeda e pergunta de quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda? Os fariseus respondem é de Cesar, então dá a Cesar o que é dele e a Deus o que é de Deus.

    Então caríssimos irmãos e irmãs em Cristo se a humanidade e principalmente os governantes num todo colocassem em pratica esse exemplo da moeda de Cesar com certeza a historia seria outra, pois a desonestidade publica existente ultrapassa todas as barreiras da corrupção. Que o poder público se sirva dos impostos para a promoção do bem comum, que os marginalizados da sociedade sejam cada vez mais incluídos e respeitados e que todos sejamos responsáveis com nossos compromissos religiosos e sociais.
    Agora uma pergunta: Será que estamos dando a Deus o que é de Deus?

    Santíssima virgem Maria rogue por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé – lançada pelo papa emérito Bento XVI. CIC § 889 – Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é Verdade. ““Pelo “sentido sobrenatural da fé”, o Povo de Deus” se atém indefectivelmente à fé”, sob a guia do Magistério vivo da Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Que a Virgem Mãe de Deus nos ensine a dar a Deus o que é de Deus, por meio do nosso Sim cotidiano à Sua divina vontade em nossas vidas! Sejamos generosos com Deus, pois d'Ele tudo recebemos, não porque merecemos, mas porque Ele nos ama incondicionalmente! Sejamos também justos e honestos no meio em que vivemos, e nos esforcemos em zelar pelo cumprimento dos nosso direitos e deveres perante à sociedade, sem nos distanciarmos dos valores da doutrina ensinada por Jesus a Sua Igreja!

    ResponderExcluir