quinta-feira, 6 de junho de 2013

Evangelho (Marcus 12,28b-34)

Naquele tempo, bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendi­mento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro man­damento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis. (2 Tm 1,10).

    O mestre da lei disse a Jesus: Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. (Mc 12,32)

    Sem o amor ao próximo, sem a vivência e a compreensão não poderemos ser discípulos de Jesus.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus pai todo poderoso nos conduza para uma caminhada de paz e de amor para com o nosso próximo e que hoje dia de adoração ao Senhor possamos visitar o nosso templo e adorar a Deus que estará exposto no altar esperando-nos.

    Dentre a abundância de leis religiosas e de observâncias rituais, Jesus soube destacar o amor absoluto a Deus e o amor ao próximo. São dois amores diferentes , mas inseparáveis, pois um não pode existir sem o outro. (Liturgia Diária).

    Hoje São Marcos narra o diálogo entre Jesus e um mestre da lei que indaga de Jesus quais dos mandamentos maiores e que devam seguir. Jesus responde: (veja versículos Mc 12, 29-32). Os fariseus se julgavam perfeitos nas observâncias religiosas e eles trazem a Jesus uma velha questão. Pois naquele tempo do antigo Testamento contavam-se 613 mandamentos, 365 negativos e 248 positivos, mas todos eram julgados importantes e obrigatórios.

    Hoje vemos que é um novo tempo os maiores mandamentos da Lei de Deus é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, coisas que não são bem admitidas, vemos tantos exemplos principalmente quando se fala do próximo, vemos uns tirando a vida entre si, e outros matando por dinheiro como um serviço prestado, que tempo é esse? Com isso não estão vivendo os dois mandamentos principais da Lei de Deus, que é amar de verdade e viver na graça de Deus dentro de uma obediência que devemos vivê-la.

    Amar a Deus com total entrega de se mesmo. (veja o Deuteronômio 6,5) modificando as últimas palavras em vez de “todas as tuas forças” ele diz “todo o teu entendimento”. Coração, alma e entendimento é um modo israelita de dizer: como tudo o que você é, tanto o que você conhece como o que não conhece de si próprio. Sabemos que Deus é o Senhor da vida, e é unicamente a ele que devemos entregar toda a nossa vida. Para uma melhor compreensão vejam: (Levítico 19,18 e Genesis 1,26-27).

    Pedimos a graça da Virgem Santíssima Maria Mãe de Jesus que nos conceda a graça de seguirmos firmes com atos concretos e que possamos ser sempre fieis ao evangelho. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da Fé papa Bento XVI – CIC § 115 Segundo uma antiga tradição, podemos distinguir dos sentidos da Escritura o sentido literal e o sentido espiritual, sendo este último subdivido em sentido alegórico, moral e anagógico. A concordância profunda entre os quatro sentidos garante toda a sua riqueza à leitura viva da Escritura na Igreja.

    ResponderExcluir