quarta-feira, 19 de junho de 2013

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo 14,23).

    Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. (Mt 6,2).

    Para vivermos em comunhão com deus é necessário que que partilhamos na vivencia da oração e jejum, não como obrigação mas por comunhão com Deus.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo, um bom dia a maior graça de nossa vida é viver em comunhão com Deus, fazendo assim com certeza temos sempre a oportunidade de viver a conversão diariamente e dizer que buscamos ser o verdadeiro cristão que ele quer que sejamos.

    A verdadeira recompensa à nossa generosidade é experimentar o amor de Deus. Isso ocorre quando entramos em sintonia com ele por meio da oração sincera e das obras e gestos em beneficio dos outros. (Liturgia diária).

    O evangelho de hoje Mateus vai direto ao assunto: Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu. Os fariseus bem sabem que praticavam a justiça ostensivamente, para serem vistos e elogiados e, assim, manterem seu prestigio e poder.

    No tempo de Jesus eram consideradas as três faces da justiça: esmola, oração e jejum, não era uma pratica isolada poderíamos até pensar que era, mas não! Essa pratica englobam todas as relações que mantemos na vida. E a justiça deve ser praticada em todas essas relações, para que haja, de fato, liberdade e vida para todos.

    Então caros irmãos e irmãs em Cristo muitas vezes temos essas experiências ao darmos nossa esmola, quando fazemos nossa oração e nosso jejum ficamos muito a vontade de nos mostrar e não é o correto, mas acontece, e por outro lado vemos quase sempre os nossos governantes, políticos e até empresários aparecem diante da mídia mostrando o que faz para o próximo em termos de doações e caridade, quando muitos devem fazer não por obrigações pois eles foram colocados no poder pelo povo, cumprir o dever com o compromisso assumido com o povo não dá direito a eles propagar aquilo que é justiça que todo o povo merece.

    Então devemos observar bem os nossos atos e comportamento, pois temos um compromisso diante de Deus e não devemos partilhar desse tipo de coisas que nos levam ao pecado. Então abrimos os nossos corações e por momento passamos a chave para uma reflexão pessoal para colocar nas mãos de Deus tudo o que desejamos ser e dar o melhor para aqueles que são excluídos da comunidade e sociedade.

    Pedimos a graça de Deus para que sejamos generosos para com o nosso próximo e ficarmos atentos às suas necessidades e para que a nossa oração se traduza em gestos concretos de solidariedade e não sejamos hipócritas iguais aos fariseus.

    Santíssima Virgem Maria caminha conosco no nosso dia a dia para que cheguemos ao caminho do teu Filho Jesus. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé Papa emérito Bento XVI – CIC § 170 – Continuação...
    Todavia, temos acesso a estas realidades com o auxilio das formulações da fé. Estas permitem expressar a transmitir a fé, celebra-la em comunidade, assimilá-la e vive-la cada vez mais.





    ResponderExcluir