quarta-feira, 24 de julho de 2013

Evangelho Mt 13,1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:


  1. A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador, todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

    O Senhor é bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem (Sl 110,4s).

    Deus age em nós mesmo diante de nossas fraquezas, a nossa missão é levar o seu ensinamento a todos que ainda não conhece o verdadeiro Cristo.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo bom dia que seja de alegria de firmeza em Cristo e que possamos lançar a semente do amor, da lealdade e sinceridade de cristãos que acredita que Deus é a nossa salvação de todos os momentos de nossa vida.

    Deus semeia no coração de todos, mas respeita a individualidade de cada um. É opção nossa fazer ou não da vida um terreno fértil, capaz de gerar frutos abudantes de amor, justiça e solidariedade. (Liturgia Diária).

    O Evangelho de hoje nos convidam a uma reflexão bem mais ampliada para o nosso dia a dia, de que maneira eu lanço a semente extraída do meu coração para aqueles que são excluídos dos excluídos da sociedade e da própria família e comunidade, temos que refletir bem a começar me perguntando, nos perguntado que tipo de semente é, e ou somos. Pedimos uma atenção especial para a leitura do evangelho em epigrafe.

    Para os discípulos entenderem a parábola do semeador é muito mais fácil, eles estão comprometidos com Jesus e outros não podem entender porque estão fascinados pelas tentações da injustiça que não percebem a beleza que seria o mundo onde reinasse a justiça. Seria nosso caso ou não? Lutar pela justiça é enfrentar muitas dificuldades.

    Tantas pessoas e mesmo a comunidade muitas vezes se pergunta: Será que a minha vida é uma luta que está condenada ao fracasso? Acredito que a parábola do semeador responde, apesar de todos os obstáculos, o semeador tem uma colheita abundante, que coroa todos os seus esforços. Jesus foi um vencedor venceu a morte, venceu o mundo e nos dá a certeza de uma vida eterna e plena, para isso temos que enfrentar os problemas, mas com certeza o resultado será feliz, e até inesperado.

    Pedimos a Deus que conceda a todos os semeadores da boa palavra sabedoria e discernimento, também as famílias, aos estudiosos da palavra de Deus, bem como aos jovens e voluntários mobilizados pela Jornada Mundial da Juventude, que todos possam buscar essa semente e que saibam lançar ao alcance daqueles que tanto necessitam. Santíssima Virgem Maria primeira missionária nos dê também a sua graça e interceda por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé Bento XVI – CIC § 950 – A comunhão dos sacramentos. “O fruto de todos os sacramentos pertence a todos os fiéis. Com efeito, os sacramentos, e, sobretudo o Batismo, que é a porta pela qual se entra na Igreja, são igualmente vínculo sagrados que os unem a todos e os incorporam a Jesus Cristo. A comunhão dos santos é a comunhão operada pelos sacramentos... O nome de comunhão pode ser aplicado a cada sacramento, pois todos eles nos unem a Deus... Contudo, mas do que a qualquer outro, este nome convém à Eucaristia, porque é principalmente ela que consuma esta comunhão”.



    ResponderExcluir