sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Evangelho - Lc 6,39-42

Naquele tempo: Jesus contou uma parábola aos discípulos: 'Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 

Palavra da Salvação.
Glória vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

    Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? (Lc 6,41).

    A vida do cristão está inteiramente situada entre dois polos: a experiência da misericórdia de deus e a solicitude lúcida e misericordiosa pelos irmãos. (Liturgia Diária).

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia já entramos num final de semana e pedimos a graça de Deus para que tenhamos na realidade muita paz e alegria e que possamos viver o domingo dia do senhor juntamente com os familiares, Deus seja louvado por tudo na nossa vida.

    Hoje a Igreja celebra o oficio de memoria de São João Crissóstomo Bispo e Doutor. João (Antioquia, 349-407), terra natal, foi fiel anunciador da palavra de Deus. Em Constantinopla, como bispo, dedicou-se à evangelização e à catequese, à obra litúrgica e caritativa. Notabilizou-se pela vastidão e riqueza de sua doutrina sobre a eucaristia.

    Como Jesus perguntou aos discípulos se era possível um cego guiar outro? Hoje essa pergunta é para nós será que podemos apontar os erros dos outros quando não damos testemunhos de bons costumes e conduta? Será que podemos orientar as pessoas apontando seus defeitos quando nossa trave nos olhos é de grande proporção?

    É resposta para meditarmos, refletir e ver realmente qual o nosso testemunho de vida, se vivemos realmente em comunhão com Deus não devemos praticar atos que nos leve ao pecado. Não nos podemos sentir maior que o irmão, segundo Jesus ele diz: Um discípulo não é maior que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Muito bonito isso, será que estamos caminhando para nos igualar ao Mestre? Jesus nos garante que todo aquele que faz a vontade do Pai se tornará igual a ele, tomemos cuidado com o que fazemos e dizemos, pois a verdade é de Deus.

    Então para que possamos apontar alguma falha do teu irmão se faz necessário que estejamos de visão limpa e pura isto é, completamente contrito com Deus para mostrar que o irmão está num caminho que não leva a Deus e o resto é com ele, não podemos exigir que ele aceite sua orientação o mesmo devesse reconhecer que está errado.

    Pedimos a Deus a sua graça sobre aqueles que têm a responsabilidade de julgar e decidir, bem como pelos que caminham no mundo sem a luz da palavra de Deus. Santíssima virgem Maria nos concede caminhar no caminho correto que leve ao teu Filho Jesus Cristo. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais sob a guia de seus pastores. Estes estarão dispostos a abrir para eles espaços de participação e confiar-lhes ministérios e responsabilidades em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão. Aos catequistas, ministros da Palavra e animadores de comunidades que cumprem magnifica tarefa dentro da Igreja, os reconhecemos e animamos a continuarem o compromisso que adquiriram no batismo e na confirmação. (Documento de Aparecida DAp)

    ResponderExcluir