Naquele tempo: Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" "Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!"
Palavra da Salvação.
Glória vós Senhor.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor. (Mt 11,28).
ResponderExcluirGrandiosas são as obras do Senhor! Sl 110(111).
A nós cristãos cabe cuidarmos da graça recebida de Deus, bem como a dos nossos irmãos para que todo tenha a salvação.
Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja no meio de nós e que sabemos aproveitar o momento de graça em nossa vida elevando o nome de Jesus e que roguemos a ele que nos conceda a paz e a graça da saúde para podermos viver em harmonia com a nossa família.
A pratica do amor sincero somado ao arrependimento são capazes de anular pecados, transformar a vida e aproximar a pessoa de Jesus. É próprio da dinâmica cristã sempre perseverar nesse caminho. (Liturgia Diária).
O Evangelho hoje apresentado por São Lucas é sobre o pecado e também uma alerta para nós quando olhamos e julgamos o outro quando comete pecados. Uma coisa é certa todos nós somos pecadores e Jesus liberta a todos, só depende de nós e é possível que todos nós possamos ser perdoados.
Diante da presença atraente e misteriosa de Deus, o homem descobre sua pequenez. Diante da sarça ardente, Moisés tira as sandálias e cobre o rosto em face da Santidade Divina. Diante da glória de Deus três vezes santo, Isaias exclama: “Ai de mim, estou perdido! Com efeito, sou um homem de lábios impuros” (Is 6,5). Diante dos sinais divinos que Jesus faz, Pedro exclama: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou num pecador” (Lc 5,8). Mas porque Deus é santo, pode perdoar ao homem que se descobre pecador diante dele: “Não executarei o ardor da minha ira... porque sou um Deus e não um homem, eu sou santo no meio de ti” (Os 11,9). O apostolo João dirá: “Diante dele tranquilizaremos nosso coração, se nosso coração nos causa, porque Deus é maior do que nosso coração e conhece todas as coisas” (I Jo 3,1920).
Então caríssimos irmãos e irmãs em Cristo se parar para pensar e refletir o texto acima vê que hoje somos privilegiados de Deus, pois Deus está conosco e nos perdoa dos nossos pecados e de nossas fraquezas, temos mais é que seguir o exemplo da mulher pecadora, adorando-o e seguindo seus ensinamentos, perdoando aos nossos próximos e vivendo uma vida digna de cristão. E com certeza ouviremos sempre Jesus nos dizer: Teus pecados estão perdoados, tua fé te salvou. Fica em paz! Segue tua vida fazendo o bem e mando sem medida.
Pela intercessão da virgem Maria que a nossa Igreja seja iluminada com a luz do amor de seu Filho Jesus e que cuide dos ministros da nossa Igreja para que eles sejam coerentes com o que ensinam. Louvado seja nosso senhor Jesus cristo, para sempre seja louvado.
Ano da fé papa Bento XVI
A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. Assim será possível que “o único programa do Evangelho continue introduzindo-se na história de cada comunidade eclesial” com novo ardor missionário, fazendo com que a Igreja se manifeste como mãe que vai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária. (DAp § 370)