segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Evangelho - Lc 11,29-32

Naquele tempo: Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.'

Palavra da Salvação.
Glória vós Senhor.

Um comentário:


  1. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração, assim também será o filho do homem para esta geração. (Lc 11,30).

    Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

    Jesus é o grande sinal de nossa vida dele recebemos a graça da vocação sermos os verdadeiros discípulos de Deus pai,

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e uma ótima semana cheia da graça de Deus, que possamos seguir o verdadeiro ensinamento de Jesus que são seus sinais em nossos tempos.

    Os sinais de Jesus sãos os seus ensinamentos, a sua prática e a sua própria pessoa. Somos convidados a abrir-nos a esses sinais e a fim de que concretizemos a nossa vocação de seguidores de Cristo. (Liturgia Diária).

    No evangelho de hoje Jesus chama a geração de má que busca sinais para que eles possam crer e Jesus os alerta não será mais dado nenhum sinal a não ser o sinal de Jonas que foi o de Nínive. E diz: aqui está que é maior que Salomão.

    A fé não pede sinal, mais mesmo assim os doutores da Lei, os intelectuais daquele tempo, em socorro dos fariseus, os “(perfeitos) como eram conhecidos, pedem a Jesus um sinal de que ele é o enviado de Deus. Eles caminhavam sempre com Jesus e não enxergava e nem entendiam nada, são grandes conhecedores da Bíblia, mas são cegos e não percebem que Jesus está presente o Deus da Bíblia, libertando, salvando, dando vida para todos que nele crê.

    Jesus é o Deus conosco aquele que põe em ação o projeto de Deus. E, nós de vez em quando na nossa vida pedimos um sinal a Jesus, exigimos através de promessas e queremos que tudo o que eu quero seja dado por Deus. Não somos diferentes do povo antigo herdamos esse vicio de querer o que muitas vezes não sabemos o que é mais queremos. Então caríssimos irmãos e irmãs ainda a tempo de perdão, reconciliação e imitarmos o povo de Nínive e nos achegar a Deus, pois só ele tem palavras de vida e salvação.

    Esse Evangelho já foi comentado nesse ano de 2013 e nossa reflexão é que sempre é momento de levantar e pôr-se a caminho do anúncio e da vivência da vontade de Deus. Mais importante que Jonas e Salomão, Jesus mostra que a adesão à sua palavra é o sinal da verdadeira conversão.

    Pedimos a intercessão de Virgem Maria para que as Igrejas cristãs gerem fieis comprometidos com a mensagem de Jesus Cristo e para que surjam sempre novos jovens abertos à ação do Espírito e vocacionados à vida sacerdotal e religiosa. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Somente a fé pode aderir aos caminhos misteriosos da onipotência de Deus. Esta fé gloria-se das suas fraquezas a fim de o modelo supremo, ela que acreditou que “nada é impossível a Deus” (Lc 1,37) e que pôde engrandecer o senhor. “O todo poderoso fez grandes em meu favor, seu nome é Santo” (Lc 1,49). (CIC § 273)

    ResponderExcluir