segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Felizes os humildes de espirito, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5,3).

    E disse-lhes: “atenção! Tomais contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

    A fé em Jesus Cristo faz que nós não nos afastemos dos seus ensinamentos e nem caiamos na tentação de apegarmos aos bens materiais.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e uma semana com muito amor de Deus em nossas famílias e comunidades e que possamos ser fieis aos seus ensinamentos e colocá-los em praticas.

    Os bens materiais atraem a atenção da sociedade e são alvo de muitos esforços. Jesus convida as pessoas a dirigir a preocupação ao essencial: ser ricas diante de Deus, construindo o seu reino de justiça. (Liturgia Diária).

    O Evangelho de hoje nos revela grandes momentos referente a riqueza e o cuidado de cairmos na tentação de nos apegar a ela pois a riqueza não traz segurança. O homem do evangelho pede que Jesus seja o seu juiz referente a partilha de uma herança, mais com certeza Jesus não julga esses méritos pois sabemos que partilha de herança é sempre problemas de ganancias e ambições.

    Às vezes no nosso dia a dia pensamos que se aparecesse em nossa vida uma herança, uma loteria ou qualquer outro tipo de riqueza estaria feitos na vida e todos os problemas estavam resolvidos. Não é dessa maneira que somos felizes na vida, precisamos sim de sobreviver e dar o melhor para a nossa família e também partilhar do que temos, nisto Deus está conosco se buscarmos os seus ensinamentos e colocarmos em praticas com certeza estaremos buscando em nossa vida o Reino de Deus.

    O importante é que Jesus diz: “homem quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” (Lc 12,14). Então está bem claro que Jesus ele é o salvador de toda a humanidade, Jesus está conosco sempre, para isso temos que viver a realidade não devemos acumular riquezas pois o que sobra não nos pertencem a nós e sim a todos que necessitam e que nada têm veja o cap. (12,33). Tomemos consciência de que bens não garante segurança e nem nossa salvação, mais Deus sim.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo devemos ser sensatos nas nossas ações que elas produzam frutos de justiça e paz. Deus nosso pai e salvador nos conceda a graça aos trabalhadores e que eles tenham sua importância reconhecida e sejam tratados com dignidade. Pela intercessão da Virgem Maria Jesus Cristo nos conceda sabedoria e discernimento no administrar de nossa vida. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Não podemos aceitar que o sal se torne insipido e a luz fique escondida (cf. Mt 5,13-16). Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao preço, para ouvir Jesus que convida a crer n nele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf. Jo 4,14). (Papa Bento XVI Carta Apostólica Porta Fidei).



    ResponderExcluir