segunda-feira, 11 de março de 2013

Evangelho (Jo 4,43-54)

Naquele tempo, Jesus partiu da Samaria para a Galileia. O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus tinha feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Buscai o bem, não o mal. Pois assim vivereis; então o senhor, nosso Deus, convosco estará. (Am 5,14)

    Confio em vós, ó Deus! Alegro-me e exulto em vosso amor, pois olhastes, Senhor, minha miséria (Sl 30,7s).

    Buscamos a palavra do Deus que nos diz que é tempo de esperança para construirmos uma nova realidade. Busquemos viver o ano da fé com afinco e perseverança.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia com amor, perseverança, esperança que tenhamos uma semana cheia da graça de Deus e que possamos ser mais cristãos buscando crescer na fé e que esta quaresma que vivemos e vivenciamos possa ser realmente de conversão para nós.

    A verdadeira fé em Jesus não está condicionada aos sinais que ele realiza. Ela de afirma mesmo sem provas absolutas, pois se baseia na adesão à palavra de Cristo, a qual cria novos céus e nova terra. (Liturgia diária)

    No evangelho de hoje o evangelista São João narra a transformação da água para o vinho que Jesus fez e também a cura do filho oficial da corte do rei Herodes que se encontrava enfermo. Jesus partiu da Samaria para a Galileia e foi recebido por aquele povo que o tinha rejeitado, e Jesus tinha declarado em evangelhos anteriores que um profeta não era honrado na sua própria terra.

    A crença de um ser humano é construída através da fé vemos o exemplo do oficial do rei Herodes, que cheio de esperança pediu a Jesus que fosse até a sua casa curar o seu filho, simplesmente Jesus disse, teu filho está vivo e ele acreditou, caminhando o oficial para a sua casa as pessoas comandada por ele vinha e lhe deu a noticia de que seu filho estava vivo e apenas ele perguntou a que horas? E eles disseram a uma hora da tarde e o oficial viu que era na mesma hora que Jesus tinha dito e ele dali em diante abraçou a fé.

    Passamos muitas vezes por situações adversas mais continuamos a querermos primeiro ver os sinais para poder acreditar, queremos milagres mais não confiamos na nossa oração. Queremos paz mais muitas vezes não a buscamos como devemos. Não queremos ser julgado, mais julgamos. E assim vamos buscando a entender melhor a palavra de Deus e temos a graça de termos um Deus de misericórdia, que perdoa, nos ama e nos faz caminhar, então o que devemos fazer? Seguir o exemplo do oficial do rei Herodes, crer que Jesus é o caminho a verdade e a vida, só ele tem a graça de nos dar plena confiança.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs temos uma grande responsabilidade a partir de hoje em rezar pelos 115 (cento e quinze) cardeais onde juntos amanhã 12/03 estarão escolhendo entre si o novo Papa da nossa Igreja, roguem a Deus e a intercessão da Santíssima virgem Maria que os iluminem a todos e a nós também que devemos abrir o nosso coração para recebermos o novo Papa. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir