terça-feira, 19 de março de 2013

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Um comentário:

  1. Felizes os que habitam vossa casa, para sempre eles hão de vos louvar! (Sl 83,5).

    Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que chamado Cristo. ( Mt 1,16)

    Deus convida pessoas de fé e de boa vontade para fazer parte do seu reino, assim São José foi chamado para fazer parte de sua família.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia cheio de confiança e da graça do Espírito Santo de Deus, que possamos sempre viver e partilhar da família de Jesus, amando ao nosso próximo e seguindo seus ensinamentos.

    José assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o seu filho adotivo, Jesus. É O homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja, protetor de todas as famílias e modelo dos operários. (Liturgia Diária).

    A missão de José era acompanhar e guardar Maria de todos os perigos assim foi designado por Deus, sua origem seu pai era Jacó, José homem justo que compreendeu o que Deus queria dele e ele o cumpriu.

    No evangelho de hoje Mateus conta a história do nascimento de Jesus, não é uma crônica biográfica, mas o relato do mistério que cerca não só a vida de Jesus, mas a vida de toda a humanidade. Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o filho de Deus. Sua mãe é humana. Seu pai é divino.

    Nele se resume o mistério que é a Vida. Deus tem a iniciativa, porque ele é plena, geradora de todas as vidas. Maria a mãe de Jesus, representante da humanidade que recebe a vida de Deus, em sua virgindade concebe a vida de Jesus de modo inteiramente inesperado. Claro que José estranha tudo isso, mais tarde ele entende tudo o anjo do Senhor explica e diz de sua missão.

    José é um homem justo e santo acata e aceita, entende e recebe de coração a grande missão que Deus lhe dá. Para nós o evangelho de hoje nos pede obediência, santidade e que devemos ser justos na nossa caminhada. Santíssima virgem Maria, São José padroeiro de todas as famílias roguem por todos nós. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Igreja: comunidade de comunidades – A experiência, quando efetivamente vivida à luz da Boa-Nova do Reino de Deus, conduz ao empenho para que a fraternidade e a união sejam assumidas em todas as instâncias da vida. Doc. Cnbb 94 § 98


    ResponderExcluir