quarta-feira, 20 de março de 2013

Evangelho (Jo 8,31-42)

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverante. (Lc 8,15)

    Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos. (Jo 8,31)

    A proteção de Deus é realidade em nossa vida, libertos por Cristo somos seus filhos que realizam as obras agradáveis ao Pai.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus que nos dê a sua graça para libertamos de todos os males que muitas vezes perturbam a nossa vida.

    Sempre existe algo do qual temos necessidade de nos libertar. A verdade que nos liberta é o próprio Jesus e sua palavra. É preciso ter cuidado com os falsos lideres cujas práticas contradizem seu discurso a favor da libertação. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje de São João ele nos mostra e fala sobre o pecado escravizado e também a liberdade. O que é a liberdade? Liberdade é ter uma vida livre e comprometida com o Filho de Deus aquele nos dá força, coragem sabedoria e discernimento para vivermos uma vida de cristão livre para poder segui-lo sem medo e com sabedoria e discernimento perseverando na verdade do Pai.

    Muitas vezes vemos fazemos o contrario de nossa liberdade, pensamos que devemos ser o tal onde só quem tem a sabedoria e a razão sou “eu”, pensamento errado, vida sem sentido e com isso nos tornamos escravos do pecado, veja só o que Jesus diz para os judeus aqueles que tinham acreditado nele: Se permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.

    Mas infelizmente os judeus os pensavam diferentes. Há varias tendências e a pior é aquela que nos leva ao mal, as nossas indiferenças, imaturidades, e fraquezas, portanto devemos seguir o caminho verdadeiro do bem que é Jesus. Está aí o verdadeiro sentido da palavra de Deus ele é verdade e vida só resta a nós acreditar e colocar em prática e buscar a cada dia Deus em nossa vida praticar os seus ensinamentos e mandamentos permanecendo unido a Cristo, a família com isso podemos nos livrar do pecado, assim poderemos vencer a escravidão, a nossa natureza e seremos verdadeiramente livres.

    Que ao final desta quaresma que vivemos possamos nos unir mais e mais a Deus e rezar, pedir a Deus que arranque o nosso coração de pedra e coloque um coração de amor e que possamos receber o perdão e também dá o nosso perdão. Santíssima virgem rogue por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir