segunda-feira, 4 de março de 2013

Evangelho (Lc 4,24-30)

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor. 

Um comentário:


  1. No Senhor ponho a minha esperança espero em sua palavra. Pois no senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. (Sl 129,5.7).

    Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. (Lc 4, 24).

    Deus não exclui nenhum de seus filhos de seu plano de vida e salvação, amam a todos da mesma forma.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia e que nessa semana que se inicia possamos vivenciar o amor de Deus e amar a todos sem exclui ninguém e que a quaresma seja realmente momentos de preparação para a páscoa de Jesus e nossa conversão.

    Jesus nos revelou que o amor de Deus é universal. Ele não pensa apenas num povo ou comunidade, mas em toda a humanidade. Pertencer a um grupo religioso não nos torna donos de Deus. Nenhuma religião tem o monopólio sobre ele se seu projeto de salvação. (Liturgia diária).

    O evangelho de hoje São Lucas narra a vinda de Jesus a Nazaré e na sinagoga ele fala para o povo de que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. Ele fala obre ele mesmo, a rejeição que o próprio povo dele o fazia e também dizia que todo aquele que é enviado por Deus é rejeitado.

    Depois de falar às multidões, Jesus vai para a sua terra e ensina na sinagoga, a casa de oração do seu povo. E o que acontece? As pessoas se admiram e começam a confundir tudo. Como é que aquele Jesus, filho de um carpinteiro, tem tanta sabedoria e autoridade? O povo já era acostumado com as falas de suas autoridades injustas, e o povo estranha Jesus, que vem anunciar a justiça que leva à vida.
    Essa é a maior prova que Jesus vem de Deus, e não é simplesmente o filho de um carpinteiro.

    Com certeza Jesus irá experimentar a mesma sorte que tiveram todos os profetas enviados por Deus. (podemos ver se lermos nos livros do Antigo Testamento) Muitas vezes acreditamos nos homens mais do que na palavra de Deus, nos seus ensinamentos e testemunhos, porque achamos mais fáceis e estamos vendo pessoalmente, e deixamos de acreditar no espírito da verdade (Deus), mais isso é comum a todos nós. Até porque que quando todos nos aceitam alguma coisa tem de errado, é melhor começarmos a desconfiar, talvez não estejamos falando o que Deus quer, mas o que os outros esperam que falemos, para não serem incomodados.

    Jesus não pensa somente naqueles que estão sempre o buscando, orando, jejuando e sempre na igreja, ele nos revela que o amor do Pai é universal, são para todos, e não pertence a grupo nenhum Deus não tem dono, nenhuma religião pode dizer que Deus é deles e que só ali é que se encontra a salvação, pois o projeto de Deus é a salvação para todos. Deus é paciente e nos dá sempre novas chances, mas exige também atitudes de nossa parte.

    Deus anda, caminha conosco e não se conforma com a situação do seu povo sofrido, por isso pedimos a sua misericórdia para aqueles que não são valorizados e acolhidos na sua Igreja e também na comunidade, daí esperança aos jovens que desejam mudanças na sociedade do nosso país. Pedimos a intercessão da santíssima virgem Maria para que possamos perseverar na caminhada em busca de nossa salvação. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    ResponderExcluir