sexta-feira, 15 de março de 2013

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”. Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora. 

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. O homem não vive somente do pão, mas de toda
    palavra da boca de Deus. (Mt,4,4)

    Gravarei neles a minha lei, hei de escrevê-la em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jr 31,33).

    Aquele que evangeliza e anuncia a palavra de Deus serão perseguidos em sua missão.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e também já desejando a todos um final de semana cheio de benção e paz na sua família, comunidade e em todo nosso estado, que a graça de Deus esteja no meio de todos nós.

    A oposição aos construtores do reino de Deus é por vezes cruel e violenta. Isso, porém, não deve impedi-los de seguir adiante, firmes na missão de livrar a humanidade do poder do mal. (Liturgia Diária).

    O evangelho de hoje faz alusão a festa judaica das Tendas e também nos revela que os judeus continuam descrentes e que aqueles que seguiram Jesus e viram seus milagres e atenderam o chamado e buscavam seus ensinamentos e procuram viver um relacionamento com Deus com uma fé que gerava uma vida em abundância.

    Para aqueles que não acreditavam e não aceitava Jesus como o verdadeiro Messias procurava tirar a sua vida. Com a revelação de Jesus como o Messias, e sua não aceitação no judaísmo, vemos neste evangelho que para João, Jesus veio sacudir um sistema religioso distorcido: tão preocupado com exterioridades que não percebeu a presença do Messias esperado.

    Para o povo cristão, agora sem respaldo de uma grande instituição e rodeados de obstáculos, era importante ver neste Messias, a cabana sempre pronta a lhes dar abrigo. Não é difícil de entender o texto, a princípio o que está em jogo é a coerência da fé: quem é Jesus para nós, e que significa isto em nossa prática cristã? E ainda onde colocamos a nossa segurança: em nossas práticas religiosas? São indagações, perguntas para após uma profunda busca no evangelho responder a nós esmos e levar bem adiante aqueles que precisam ouvir a palavra de Deus.

    Santíssima virgem Maria rogue por todos nós a seu Filho Jesus Cristo. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.



    ResponderExcluir