sexta-feira, 14 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,27-32)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Como astro no mundo brilhe, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s).

    Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. (Mt 5,27).

    Mesmo diante de tantas dificuldades e obstáculos, seremos anunciadores do evangelho da vida.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia e final de semana cheio da graça de Deus, que na realidade possamos ser cristãos que busca mesmo diante das dificuldades e obstáculos na nossa vida buscamos amar o próximo como a nós mesmos.

    Os ensinamentos de Jesus são tesouros preciosos que, guardados em vasos de barro, merecem todo cuidado e carinho para não serem descartados, perdidos ou mal utilizados. (Liturgia diária)

    Na continuação do capitulo 5, hoje a narração de São Mateus é referente ao adultério e maus que causas pecados e que se devem evitar para poder se ganhar a salvação e vida eterna. Se o ato de matar começa com o ressentimento e a raiva o adultério começa com o olhar cobiçoso, com os planos para arrebatar a mulher do próximo. É preciso resolver isso pela base. Cortar o mal pela raiz. Também é preciso ser veraz. Para que ficar jurando e prometendo, e depois violar o juramento e não cumprir as promessas feitas? Melhor dizer sim ou não, e ser coerente.

    A incoerência é apenas um dos modos de tapear os outros. Ainda dentro do evangelho Jesus fala também do olho se ele é ocasião de pecado arranca é melhor perder um dos membros que todo o corpo. Ainda fala da mão que se prejudica corta-a, do divorcio e diz se a causa não for por união irregular estará cometendo adultério.

    Então Jesus quer dizer que sejamos prudentes, sinceros e que tudo o que for contra as Leis de Deus que seja afastado de nossa vida. Todos os exemplos são para todos os homens e mulheres, ser infiéis não é só relacionados ao matrimônio, há tantas traições que se cometem no nosso dia a dia, então é ficarmos atentos e buscar a graça de Deus e pedir ajuda a ele para que não caímos em tentação.

    Pedimos a Jesus Cristo que nos ajude a guardar os tesouros da fé e do compromisso cristão e que fortaleça os casais em seu empenho por viver o amor e superar atitudes autoritárias.

    Santíssima Virgem Maria Mãe de Jesus rogai por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé Papa emérito Bento XVI Continuação CIC § - 117 – O sentido anagógico. Podemos ver realidades e acontecimentos na sua significação eterna, conduzindo-nos (em grego: “anagoge”) para a nossa Pátria. Assim, a Igreja na terra é sinal da Jerusalém celeste.

    ResponderExcluir