segunda-feira, 17 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,38-42)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.
 
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho. (Sl 118,105).

    Se alguém quiser um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! (Mt 5,40)

    Com exemplos dos discípulos somos exortados para acolher com alegria a verdadeira palavra de Deus, que produz conversão em nós e nos mostra o caminho que devemos seguir.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, uma ótima semana que a graça de Deus esteja presente em sua família, no seu trabalho e em todos os momentos de sua vida. Acolher a Jesus significa que buscamos nele a salvação e que o seguimos porque só ele tem palavra de salvação. Alegre-se Jesus está no meio de nós!.

    Somos convidados a acolher com amor a graça divina que se oferece a nós nesta liturgia. É ela que nos ajuda a discernir as palavras de Jesus, o qual nos motiva à superação da proposta do “olho por olho e dente por dente”. (Liturgia Diária).

    Ainda caminhando no capitulo 5 com ensinamentos das bem-aventuranças ou sermão da montanha, Jesus nos orienta nos encaminha para um caminho que nos leva a salvação amando-o de verdade ao próximo e deixar de lado o caminho do mal.

    Hoje Jesus nos alerta sobre a violência e como devemos proceder, os antigos agiam de maneira de “olho por olho e dente por dente”, quer dizer que a ofensa era devolvida da mesma maneira que recebia, como exemplo vemos que sofria um tapa na cara devolvia da mesma maneira. Jesus, porém diz: Não é dessa maneira que devemos ser, e sim oferecer a outra face para quem já bateu numa delas, não é prova de fraqueza, mas de uma força tão grande que desarma o adversário. Usar as do adversário é um modo de nunca acabar a briga.

    Caríssimos e amados irmãos em Cristo, o senso da justiça não se apega simplesmente a uma regra ou norma escrita. Pelo contrario, vai até o fundo dela e se transforma em discernimento que em cada situação dita um ato novo, capaz de encaminhar a liberdade e a vida. A justiça que Jesus nos pede é que nos comprometemos e que ameis uns aos outros como ele ama a todos e que a regra ideal para contra a violência é viver o amor de Deus.

    Então vamos aprender mais ainda viver o perdão e só assim vamos ter a graça de receber muitos insultos e injustiças e muitas vezes até caminhar para outros caminhos que não é do agrado de Deus, mais que saberemos suportar e vencer todas as tentações.

    Santíssima Virgem Maria rogue por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI -
    CIC § 118 faz um resumo sobre o § 117. – Um dístico medieval resume a significação dos quatro sentidos: Littera gest docet credas allgoria. Morali quid agas, quo anagogia. A letra ensina o que aconteceu, a alegoria , o que deves crer; a moral, o que deves fazer; a anagogia para onde deves caminhar.


    ResponderExcluir