sexta-feira, 21 de junho de 2013

Evangelho (Mt 6,19-23)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Felizes os humildes de espírito, porque é o reino dos céus. (Mt 5,3)

    Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mt 6,21)

    Muitas vezes nos sentimos fracos, mais buscando a graça de Deus nos momentos mais difíceis restabelecemos nossas forças para superar todas as adversidades.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia, mais uma semana terminando então desejamos a todos um final de semana de muita paz e que os protestos cheguem ao fim e que possa ter trazidos bons efeitos e que possam ser bem analisados pelos governantes, políticos e pela população e que venham boas mudanças.

    O evangelho de hoje nos alerta sobre a escolha se Deus ou o dinheiro. Todas as pessoas necessitam de meta na vida, de um valor supremo que dirija a sua visão e ação no mundo. Quer dizer que o homem não é Deus, e só se sente bem quando serve a um deus, buscando nele proteção, confiança e solução para os inúmeros problemas que encontra. Esse é o tesouro que todo mundo busca, para se entregar a ele completamente.
    Sabe qual é esse tesouro? A maior tentação é a de identificá-lo com o dinheiro. Quem tem dinheiro pensa que tudo está resolvido, e que poderá safar-se de qualquer necessidade ou problema, comprando tudo e todos. Grande ilusão. São graves consequências que a riqueza produz: riqueza de uns à custa da miséria da maioria. Situação insustentável.

    Vemos no evangelho que o olho é a lâmpada do corpo se o nosso olho for sadio claro que teremos um corpo iluminado, se caso contrario teremos um corpo completamente doente e que vive nas trevas. Caríssimos a verdadeira luz ajuda a enxergar a realidade e viver e agir de acordo. O olho sadio é aquele que é capaz de ver e compreender que a acumulação de dinheiro só gera injustiças. A luz e o olho sadio fazem ver que somente a partilha igualitária produz justiça e igualdade, expulsando a ambição e a cobiça.

    Então o que devemos escolher? Deus e ou o dinheiro? Com certeza Deus não quer que nenhum de nós viva na miséria, ele quer que vivamos bem e que nada falte, agora temos que agir com justiça, pois Deus é a justiça divina e podemos sim viver seus ensinamentos para ganharmos uma recompensa que vira dos céus, a vida eterna.

    Pedimos a Deus que nos conceda a graça de saber reconhecer nossas qualidades e fraquezas sem dar espaço ao orgulho ou ao desânimo e também que os jovens sejam protagonistas de nova sociedade sem injustiças. Santíssima Virgem Maria rogai a Deus por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé Papa emérito Bento XVI - § CIC – 2611 – A oração de fé não concite apenas em dizer “Senhor, Senhor”, mas em levar o coração a fazer vontade do Pai (Mt7,21), Jesus convida os discípulos a terem sempre essa preocupação de cooperar com o plano divino recorrendo à oração.

    ResponderExcluir