quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Evangelho - Lc 6,27-38

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: A vós que me escutais, eu digo:
Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.'

Palavra da Salvação.
Glória vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Se nós nos amarmos e, em nós, seu amor fica pleno! (1Jo 4,12)

    Se amais somente aqueles s que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. (Lc 6,32).

    Somos amados por Deus e ele nos convida para sermos santos vivendo o amor e a misericórdia.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs um bom dia, que Deus nos conceda a graça para que possamos começar esse dia cheio do amor de Deus e sua misericórdia. Alguns dias não tiveram o comentário do Evangelho, motivo de viagem e falecimento da minha querida sogra Maria Gomes Alves que Deus o chamou para sua glória, mas estamos de volta e que Deus nos abençoe.

    A misericórdia e o amor são o sustento da comunidade que segue os passos de Jesus e se compromete com seu reino de paz, justiça e fraternidade. (Liturgia Diária).

    Vemos no Evangelho de hoje ensinamentos que nos leva a meditar, refletir e buscar uma maneira de colocar em pratica, digo uma maneira porque muitas vezes não sabemos como começar pois o egoísmo as vezes ficam acima de nossos desejos e Jesus hoje nos convida a assemelhar-se a ele em amor e misericórdia.

    Então temos uma regra de ouro a seguir. Jesus é essa regra onde nos chama a ser misericordioso e ter uma vida de paz, de perdão e amor. Como podemos fazer isso? O próprio evangelho nos diz: “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”. Jesus nos pede que nos amemos aos que nos odeia claro que não é tão fácil, mais se amarmos aqueles que são bons conosco é fácil de ama-los, e qual a recompensa que teremos? Mais se conseguirmos amar o que nos odeia com certeza estamos alcançando algo mais, não é tão fácil, mas também não impossível, por outro lado não precisamos estar abraçando aqueles que nos deseja o mau, mas precisamos rezar por ele e buscar sempre falar com eles buscando assim um meio para que se inicie nele a conversão em Jesus.

    Quando o evangelho diz também se alguém te bater na face dá o outro lado, é claro que na interpretação sabemos que são aquelas pessoa que muitas vezes convivem conosco e nos causa decepção e invés de trocar palavras asparas e ficar aborrecido surgindo em nós até o ódio Jesus diz houve mais vezes e busca a evangelizar em meu nome, tudo isso podemos ver no versículo 31 (trinta e um) deste Evangelho que se chama a regra de ouro do cristão dita por Jesus. Se quisermos ser amados, compreendidos e for servido, devemos fazer da mesma maneira onde nós usamos muito a reciproca é verdadeira, devemos viver a gratuidade porque Deus é gratuidade. Temos que estarmos atentos para as medidas que usamos para com os irmãos, pois seremos da mesma forma retribuída.

    Somos filhos de Deus e ele é nosso Pai que está nos céus e um dia o veremos face a face. Deus pai de misericórdia ajude-nos a viver longe do ódio, do rancor, da inveja e de todo tipo de julgamento, ensine-nos a nos benquerer, amparar e perdoar uns aos outros. Santíssima Virgem Maria interceda por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Com a inculturação da fé, a Igreja se enriquece com novas expressões e valores, manifestando e celebrando cada vez melhor o mistério de Cristo, conseguindo unir mais a fé com a vida e assim contribuindo para uma catolicidade mais plena, não só geográfica, mas também cultural. Documento de Aparecida DAp


    ResponderExcluir