quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 10,1-12)

Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes nu­ma cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Convertei-vos e credes no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

    Eis que vos envio como cordeiro para o meio de lobos. (Lc 10,3).

    Somos uma comunidade formada pela palavra de Deus e dispomos a darmos nosso sim ao Senhor por meio da partilha e do anuncio do reino de Deus. Vivendo na paz e na solidariedade.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia hoje quinta feira dia de adoração ao Senhor, pedimos a ele a sua graça e que possamos vivenciar a sua Palavra com alegria e perseverança e que sejamos fieis aos seus mandamentos e que a paz esteja sempre conosco.

    A Igreja celebra o oficio de memoria dos Beatos André e Ambrósio presbíteros e mártires. Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte. Por meio do martírio, expressaram de forma radical a fé que os animava. (Liturgia diária).

    Jesus escolhe outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois para a missão de anunciar a Palavra de Deus, evangelizar e curar com as recomendações devidas inclusive como eles os deveriam se comportarem. Vejam que Jesus nos escolhe não somos nós que escolhemos claro que vivemos no meio de lobos, de uma sociedade que pratica muito a injustiça, mais Deus nos dar a graça de poder suportar, viver a paz ainda é possível desde que nós sabemos construí-la como o Cristo pede.

    Mas para quem anunciar? Para todos, sem qualquer preconceito. Mas também sem qualquer ingenuidade. O anúncio é a paz para todos. Quem aceitar e agir de acordo terá a paz. Quem não aceitar, paciência: a paz voltará a quem anuncia, e os que rejeitam continuarão sua vida, se é que viver em meio à injustiça se pode chamar de vida. Jesus é justiça e recomenda aos seus discípulos e também a nós quando não bem aceitos sacudir a poeira dos pés é gesto simbólico, e significa que o discípulo de Jesus não tem nada a ver com a injustiça.

    Cada um de nós tem que arcar com as nossas responsabilidades e consequências que vêm de nossas próprias escolhas. Achamos que é o pior julgamento. Lembremos que Jesus fala do que aconteceu em Sodoma e Gomorra (livro do Gênesis cap.19). E com certeza acontece com todos aqueles que rejeitam a justiça que salva, para continuar a viver sob a injustiça que destrói. Deus nos dá a oportunidade de nos aderirmos sempre à justiça que é o seu amor.

    Então queridos irmãos e irmãos em Cristo, sabemos que a messe é grande mais os operários são poucos, peçamos a Deus que nos dê a graça de sermos missionários e faça com que a mercê possa sempre receber operários para o serviço do Senhor. Que a Santíssima Virgem Maria nos encaminhe para o seu Filho e sejamos mais um a anunciar a palavra do Deus vive e verdadeiro. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    A Igreja, como “comunidade de amor” é chamada a refletir a glória do amor de Deus, que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo. No exercício da unidade desejada por Jesus, os homens e mulheres de nosso tempo se sentem convocados e recorrem à formosa aventura da fé. “que também eles vivam unidos a nós para que o mundo creia”. (DAp §159)


    ResponderExcluir