quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 12,39-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.
 
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Um comentário:

  1. Evangelho Lucas 12,39-48 23/10/2013 (Comentários)

    Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

    Nosso auxilio está no nome do Senhor. Sl 123(124).

    Quando vivemos na graça de Deus superamos a todas as dificuldades e provações e trilhamos no caminho da justiça.

    Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Cristo um bom dia que a graça de Deus esteja no meio de nós e que possamos caminhar num caminho seguro que nos leva a salvação em Cristo Senhor nosso.

    A maturidade cristã supõe a responsabilidade com a própria caminhada, assumindo o compromisso, firmado no batismo, de viver a justiça do reino, pois cada um será cobrado pelos dons que recebeu. (Liturgia Diária)

    No Evangelho de hoje continuamos com o tema vigilância, agora são os responsáveis por comunidades, pessoas que assumem coordenações de pastorais e movimentos e serviços da nossa Igreja e comunidades. Vimos que anteriormente Jesus se dirigia aos doutores da Lei, fariseus que eram autoridades de religiões judaica.

    A comparação que Jesus faz com o ladrão que chega às escondidas na casa de qualquer pessoa para roubar e o faz, pois o chefe da casa nunca sabe a hora que ele vem roubar, se soubesse claro que se prevenia então a vinda do Senhor é assim quanto menos esperamos ele chega e são todos os dias que Jesus está vindo para nós, muitas vezes morre um amigo, uma pessoa da família e como se fala de repente, então Jesus chegou para essa pessoa, pois é amigos e amigas são referentes essa vinda que devemos nos preparar. Mais como? Observando os ensinamentos de Cristo, vigiando buscando servir ao outro, olhando os necessitados e bem importante cuidando da nossa família de comunidade para que mais tarde ganhe uma vida eterna dada por Deus.

    Vemos a parábola de hoje citada por Jesus daquele que é um administrador fiel e que sabe cuidar bem daquilo que recebe, mas vemos que muitos acabam com o que não é seu outro ficam parados e não produz nada, Jesus é fiel para conosco devemos sim ser também para ele a reciproca seja verdadeira. O alerta de hoje nos faz parar para pensar e refletir que a muitos que foi dado muito mais será cobrados, a ignorância do desconhecimento de Deus pode ter desculpas, mas para aqueles que conhecem e buscam a Deus não haverá desculpas e com isso estaremos no pecado a nossa vida não nos pertence e sim pertence aquele que nos deu e sabemos bem quem nos deu foi aquele que gratuitamente nos concedeu a graça de viver, Deus nosso Pai eterno.

    Hoje e sempre pedimos a Deus que nos faça vencedores do pecado e servos fiéis do seu reino e que possamos orientar com sabedoria as pessoas que necessitam de ajuda para viver a tua Palavra. Maria Mãe de Deus interceda por todos nós. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado.

    Ano da fé papa Bento XVI

    Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre (cf. Mc 10,28). Acreditaram nas palavras com que Ele anunciava o Reino de Deus presente e realizado na sua pessoa (cf. Lc 11,20). Viveram em comunhão de vida com Jesus, que os instruía com a sua doutrina, deixando-lhes uma nova regra de vida pela qual haveriam de ser reconhecidos como seus discípulos depois da morte d’Ele (cf Jo 13,34-35). Pela fé, foram pelo mundo inteiro obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15) e, sem temor algum, anunciaram a todos a alegria da ressurreição, de que foram fiéis testemunhas.

    ResponderExcluir